Agosto - 2022 - Edição 282

Dodô

Douglas de Souza Vieira, mais conhecido como Dodô, é um atuante desenhista de humor da Baixada Santista, presente em diversas exposições e eventos culturais. Artista formado em Publicidade e Propaganda, em 2018, pela Unimonte – Universidade São Judas Tadeu, de Santos, iniciou suas atividades artísticas em 2003, quando começou a desenhar caricaturas ao vivo em eventos promocionais, mas foi dois anos depois que o cartunista publicou charges em jornais alternativos, como o sindical O Rodoviário, e no extinto jornal esportivo A Bola, de São Caetano do Sul.

Entre os anos de 2008 a 2010, Dodô emprestou seu talento de caricaturista para o programa Radar Esportivo, do jornalista Paulo Alberto, da TV Com, emissora que é transmitida exclusivamente em Santos. O cartunista também atuou para a empresa gráfica Alavanca, sediada em São Paulo.

Participante frequente em salões de humor e concursos do gênero, o desenhista foi premiado três vezes no Salão Dino do Litoral Paulista, em 2008, 2010 e 2011, com 1º lugar nas 3 edições, sendo Júri Popular, Charge e Prêmio Geral. Por conta de sua participação no 3º Concurso Luso Brasileiro de Cartum Universitário, em 2013, o cartunista santista recebeu dois prêmios, sendo classificado com dois 2ºs lugares nas modalidades Charge e Caricatura.

Na cidade de Piracicaba, foi agraciado no Salão Universitário de Humor, com Menção Honrosa, categoria Educação, e 1º lugar em Charge, em 2013; e em 2016, novamente como chargista, mereceu outra Menção Honrosa, fato que se repetiu em 2017, no mesmo concurso. Ainda no Salão Universitário de Humor de Piracicaba, Dodô foi premiado mais duas vezes, em 2017, nas categorias Charge e Histórias em Quadrinhos. Já no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em sua 45a edição, em 2018, o cartunista foi laureado com o Prêmio Câmara dos Vereadores.

Frequente participante de eventos de artes, o desenhista de humor marcou presença em dezenas de mostras individuais. Sua primeira exposição aconteceu, em 2009, na Gibiteca Municipal de Santos, com caricaturas de celebridades; depois, em 2012, no mesmo local, apresentou uma coleção de artes com jogadores que fizeram História no Santos Futebol Clube. No mesmo ano, Dodô exibiu suas artes em mais duas mostras, uma em Minas Gerais, na Fundação Carlos Drummond de Andrade, no município de Itabira, quando o desenhista exibiu 20 caricaturas, em homenagem ao poeta, produzidas em totens de 2 metros que foram distribuídas pela principal avenida da cidade natal de Drummond, além da exposição montada na galeria da fundação. A outra, no Sesc Carmo, de São Paulo, uma mostra de caricaturas retratando importantes atletas olímpicos brasileiros, evento que mereceu destaque da mídia, e que ganhou uma segunda montagem no ano seguinte, no Sesc Taubaté, São Paulo.

Em 2014, Dodô Vieira deu sequência à sua trajetória, expondo mais uma vez com o apoio do Sesc Carmo, com o evento Seleção de Todos os Tempos, quando o cartunista apresentou várias caricaturas de ídolos do futebol brasileiro, ocupando diversos locais da capital paulista, como o Mercado Municipal, o Shopping Light e estações do metrô. Ainda em 2014, aproveitando que a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, Dodô continuou desenhando caricaturas de futebol, expondo no Sesc Taubaté diversas artes em homenagem aos atletas e comissão técnica da Seleção, lembrando quando o Brasil foi tetracampeão nos EUA, na Copa do Mundo de 1994.



Em 2018, ainda focado no futebol, o caricaturista apresentou 20 desenhos retratando com humor alguns dos maiores jogadores de todos os tempos das seleções brasileiras, ícones da história das copas, evento que ganhou o título de Craques da Copa, e foi atração em dois locais: na Gibiteca Municipal de Santos, e no Pátio Savassi, shopping localizado em Belo Horizonte.

Dodô pode ser visitado nas redes sociais, nos perfis dodovieira2 e @cartunistadodo, respectivamente no Facebook e Instagram. Contatos com o cartunista também podem ser realizados pelo endereço eletrônico dodocaricaturas@hotmail.com.

Saúde e Arte!