Julho - 2021 - Edição 281

Josu Barroso Josué Rodrigues Barroso, o Josu Barroso, é um cartunista mineiro nascido no município de Minas Novas, no dia 20 de outubro de 1981. O artista, que é técnico em editoração gráfica, formado pela Escola de Artes de Jaboticabal, produz criações para gráficas e agências de publicidade, e atua como caricaturista, ao vivo, em eventos sociais, culturais e empresariais. Seus primeiros desenhos foram publicados no extinto jornal Tribuna Regional, da cidade de Itamarandiba, Minas Gerais, quando Josu estava com apenas 17 anos. Sendo um dos artistas que sempre marca presença nas exposições organizadas pelo cartunista JAL (José Alberto Lovetro), o desenhista participou das coletivas de humor que homenagearam Steve Jobs, Oscar Niemeyer, Gabriel Garcia Márquez e Neymar, além das temáticas Oscartoons, e Tudo começa em Pizza, que aconteceram entre 2011 a 2019.



As exposições de Oscar Niemeyer e Gabriel Garcia Márquez geraram catálogos em forma de livro de artes (Oscar Niemeyer em 105 Caricaturas, e Gabo – 100 anos de Gabriel Garcia Márquez em charges), semelhante à publicação que comemorou o aniversário de 85 anos do apresentador Silvio Santos (85 Vezes Silvio Santos), da Editora Astral Cultural, de 2016, que também teve a colaboração de Josu. Além disso, foi um dos desenhistas que participou da produção do livro Filosofia para o Enem, do professor Jota, da editora Zodíaco; e ilustrou as capas dos livros Crimeia – Quatro impérios em luta, e Bonaparte – Filho da Revolução Francesa, ambos de Auromar Jare Amador dos Santos.

Josu Barroso, que teve desenhos publicados nos portais G1 e UOL, pode ser encontrado nas redes sociais, no Facebook e no Instagram, respectivamente nos perfis josubarroso e @josubarroso. O leitor do Jornal de Letras por visitar também o site do cartunista no endereço: josubarroso.com/.

Saúde e Arte!