Junho - 2022 - Edição 280

Mendez numa biografia definitiva

Publicado pela Ediouro, em 1986, o livro Caricaturas e Caricaturados – Dados Biográficos foi a segunda obra do caricaturista Mário Mendez. O primeiro, pela mesma editora, começou a circular em 1962, ganhou o título de Como Desenhar Caricaturas (publicação que por anos foi referência de várias gerações de novos caricaturistas que começavam a surgir, e ganhou diversas edições com pequenas inserções, circulando com sucesso de vendas até o início dos anos 1980). Neste segundo livro, Mendez, além de apresentar algumas caricaturas inéditas, aproveitou para narrar, numa rápida autobiografia, um pouco de sua trajetória. Num texto recheado de bom humor, o caricaturista cearense, nascido no município de Baturité, conta como foi sua infância no Nordeste e como decidiu vir para o Rio de Janeiro, onde tornou-se um dos maiores nomes da caricatura brasileira. E foi essa minibiografia que auxiliou o professor e pesquisador Levi Jucá a desenvolver o ótimo livro Mendez – Mestre da caricatura, belíssima biografia ilustrada sobre o genial artista. Levi, inteligentemente, mapeou as anotações que Mendez nos deixou em seu livro, e buscou os detalhes de cada fato contado pelo desenhista de humor em 1986, incluindo e minuciando informações, nomes, acrescentando imagens e corrigindo datas, inclusive a de nascimento do artista que erroneamente era divulgada pelo próprio Mendez como de 1907. Nos textos que Mendez nos deixou, dizia que ele nasceu à zero hora do dia 25 de dezembro de 1907, porém a verve do pesquisador Levi Jucá fez com que o historiador localizasse o registro de nascimento do caricaturista no APEC – Arquivo Público do Estado do Ceará, cujo registro diz que Mário de Oliveira Mendes nasceu às 4 horas da manhã do dia 25 de dezembro de 1906. Um achado importante que mostra o zelo que o professor Levi dedicou à obra.

O livro, lançado incialmente no IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará / Campus Baturité, em fevereiro passado, vem ganhando novos lançamentos em diversas localidades e sendo vendido pelos correios a preço convidativo. Com 256 páginas e mais de 350 imagens, entre ilustrações, reproduções de jornais e revistas, fotografias históricas, caricaturas e pinturas, a obra reúne um resumo do que foi a produção do genial caricaturista falecido em 21 de outubro de 1996.

Fruto de uma pesquisa iniciada em 2017, a publicação do livro foi possível graças à Lei Aldir Blanc. Levi Jucá uniu seu novo projeto ao já existente Ecomuseu de Pacoti, entidade cultural sem fins lucrativos, da qual é fundador junto aos seus alunos e outros representantes da comunidade local, cuja missão é a pesquisa e divulgação do patrimônio cultural e natural da cidade de Pacoti, município do Ceará, situado na Serra do Maciço de Baturité. O Ecomuseu entrou como proponente junto à Secretaria de Cultura do Ceará, possibilitando a produção e impressão do livro.



Provando que a caricatura é uma das ferramentas mais eficazes nos registros da nossa história, Levi sempre se interessou pelo tema, utilizando esta arte como adorno em suas aulas: “Sempre tive interesse pelo humor gráfico. Como professor de história, sempre pesquiso e utilizo charges e caricaturas de diversas épocas, como recurso didático”, afirma Levi. O historiador de 34 anos, apesar de jovem, já é um escritor de carreira, com 5 livros publicados, entre eles Pacoti, História & Memória (Premius, 2014), Um Século de Magia: Origens de um eEmpreendedor à frente do seu tempo – obra biográfica sobre a trajetória do empresário Luiz Severiano Ribeiro (Geográfica, 2017), Filhos de Guaramiranga (LCR, 2019) e História de Pacoti em Cordel (Tupynanquim, 2020). Levi participou também do livro História das Histórias em Quadrinhos no Ceará (Edições Demócrito Rocha, 2018) com um capítulo sobre o Mendez.

Para adquirir o belíssimo livro Mendez – Mestre da caricatura, o leitor pode solicitar facilmente seu pedido pela internet, no site ecomuseu.com.br/mendez/, por incríveis 50,00 (mais valor do frete). Para mais informações, acompanhem no Instagram o projeto no perfil: @mendezcaricaturista.

Saúde e Arte!