Abril - 2022 - Edição 278

Greice Silva A jovem artista Greice nasceu no dia 14 de abril de 1999, na cidade de Recife, em Pernambuco. Portadora de uma má formação na coluna chamada mielomenigocele – defeito congênito que atinge o desenvolvimento da medula espinhal de bebês em formação – a menina viu nas artes uma forma de amenizar as dificuldades do dia a dia. Enquanto aguardava ser atendida no tratamento médico e na fisioterapia, a desenhista estava sempre acompanhada de seu caderno de desenho, aproveitando os intervalos para exercitar. A partir de 2014, passou a ver o desenho como uma prática além de um passatempo, e resolveu adotar a arte como sua atividade profissional. Sua primeira encomenda surgiu, despretensiosamente, quando uma de suas professoras solicitou a criação de um retrato. A partir deste momento, Greice sentiu-se encorajada e passou a se dedicar ainda mais. Autodidata, a jovem artista vem se desenvolvendo graças ao apoio incondicional dos pais que, sem poupar esforços, montaram uma bela estrutura com direito a um caprichado estúdio de artes, com prancheta e diversos materiais de desenho e pintura. Greice reconhece que ainda está longe da perfeição, mas vem praticando diversas técnicas que vê na internet e em livros, e já apresenta, mesmo sendo tão jovem, maturidade em seus desenhos.

Em 2016, Greice esteve na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, Apipucos, Parque Urbano da Macaxeira, quando participou como palestrante contando sobre sua vida e como a arte vem sendo importante para sua formação. Poder exibir seus desenhos num data show, e responder perguntas dos alunos da escola que tomaram conta do auditório, fez aumentar ainda mais sua confiança e autoestima. Três anos depois, a jovem esteve na Escola São Caetano, no interior de Pernambuco, participando de uma palestra e, no mesmo ano, foi convidada pela Faber-Castell para exibir seus desenhos na Comic-Con, parceria que ainda renderá outras atuações no futuro.

Quem vê Greice caminhando, aparentemente frágil, com auxílio de muletas, pouco imagina que o que realmente a faz seguir em frente é o amor da família e a paixão pelas artes. Sonhando em cursar uma faculdade de Designer de Interiores, a desenhista vem socializando pelos canais do Youtube e participando regularmente de encontros de artes e exposições. A artista participou da mostra coletiva Nair de Teffé, a Primeira Dama da Caricatura, em março de 2018, na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói. Na ocasião, Greice esteve no Rio de Janeiro, acompanhada de sua mãe, prestigiando a inauguração do evento, quando teve a oportunidade de conhecer Carmen de Teffé e Ana Alice de Teffé, filha e neta de Nair de Teffé, a Rian.

Recentemente, durante o mês de março de 2022, a desenhista também participou da exposição Divina Elizeth, que homenageou a saudosa cantora na bela galeria da Sala Carlos Couto, em Niterói. As artes de Greice Silva podem ser acompanhadas no Instagram, no perfil @greicesilva_art



Saúde e Arte!