Março - 2022 - Edição 277

Ulisses Araujo A primeira vez que vi de perto as caricaturas de Ulisses foi em 1995, quando o mundo comemorava o centenário do cinema. Na época, o artista exibiu uma interessante exposição com caricaturas de astros da telona, na Casa França Brasil, mostra que recebeu o título de A Cara do Cinema, e que já havia sido exibida no Sesc Três Rios. Antes de sua cinematográfica exposição, o caricaturista já era um experiente artista, com diversos prêmios importantes em salões de humor, como em 1991, quando ficou com 1° lugar, em Caricatura, no I Salão de Humor de Ouro Preto; em 1992, ficou em 2° lugar, em Caricatura e em Charge, no II Salão de Humor de Campina Grande; 1° lugar em Caricatura e 1° e 2° lugares em Charge no II Salão de Humor de Cataguases, em 1993; depois, em 1994, destacou-se no VIII Salão Carioca de Humor, ficando em 2° lugar em Caricatura; novamente em Cataguases, no III Salão de Humor, foi agraciado com o 2° lugar em Caricatura; e no VI Salão de Humor de Ribeirão Preto, mais uma vez premiado na categoria Caricatura, quando subiu ao pódio no 1° lugar.

Mais adiante, após esta primeira exposição individual, Ulisses se manteve em evidência, conquistando o 1° lugar em Caricatura, no XII Salão de Humor de Volta Redonda, em 1999; e 2° lugar em Caricatura no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2000. Mais recentemente, em 2019, Ulisses ficou em 3º lugar no concurso Quem te viu, Quem te vê, Homenagem ao compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda, evento organizado pelo IMMuB – Instituto Memória Musical Brasileira.



Nascido em Três Rio, Rio de Janeiro, no dia 6 de março de 1960, o artista é autodidata, mas chegou a frequentar cursos de artes no Sesc Três Rios, quando foi orientado por Paulo Valentim. Seus ótimos desenhos foram publicados nos jornais humorísticos O Pasquim, Hienas, Sapoconcho (Espanha) e Pasquim 21, e nas revistas Bundas, Seleções e Veja. Atualmente, o artista reside no Rio de Janeiro, no município de Paraíba do Sul, e desenha para a Ediouro, sendo que algumas dessas artes circularam nas páginas do suplemento Globinho, do jornal O Globo. Para ver mais caricaturas do cartunista, o leitor do Jornal de Letras pode visitar os perfis do artista no Instagram e Facebook, respectivamente nos perfis @ulisses.araujo.79 e ulisses.araujo.79.