Fevereiro - 2022 - Edição 276

O caricaturista e pintor Daniel Filho Nascido na cidade de Santos, litoral de São Paulo, no dia 27 de novembro de 1959, Daniel Soares do Nascimento Filho iniciou sua trajetória nas artes em 1983, quando atuou como desenhista estagiário na extinta agência Hugo Paiva Publicidade. Na época, Daniel era funcionário do Banerj, onde trabalhou entre os anos de 1979 a 1989. E foi justamente na sede desta empresa financeira que, em 1985, o artista foi agraciado com o 1º Lugar num concurso de ilustrações, com a realização de uma exposição, cujo tema era Campanha Nacional de Combate ao Fumo, promovido pela área cultural do Banerj. Após esta primeira exposição, o desenhista marcou presença em dezenas de eventos semelhantes, sendo algumas mostras coletivas de artes em diversas localidades, com destaque para sua participação e classificação no concurso Quem te viu, quem te vê, em homenagem ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque, organizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira – IMMuB, que gerou um catálogo, em 2019.

Inicialmente, Daniel desenvolveu seu trabalho como pintor, mas a facilidade em criar retratos logo despertou seu lado caricaturista e, a partir de 2008, com a técnica adquirida nas pinturas, começou a desenhar e pintar caricaturas de artistas, atletas e políticos, sempre com muito humor.



Formado no curso de Design Gráfico, em 2020, pela Universidade Cruzeiro do Sul, Daniel Filho exerce, desde 2012, o cargo de Oficial de Administração, na Secretaria de Educação de Santos. O desenhista divulga suas artes nas redes sociais, especialmente no Instagram, no perfil @daniel_filho_art, e no Pinterest, no link: pinterest.com/daniel_filho_ art/_saved/. O artista aceita encomendas para retratos e caricaturas, assim como para participar de eventos presenciais. Os contatos podem ser feitos pelo WhatsApp, no celular: (13) 988233287.

Saúde e Arte!