Outubro - 2021 - Edição 272

Alex Ponciano Nascido na cidade de Santos, no dia 19 de outubro de 1969, Alexandre Rodrigues da Silva, o Alex Ponciano, começou sua trajetória publicando tiras cômicas no jornal Artenews.

O desenhista de humor é neto de José Ponciano da Silva, ilustre cidadão do município de Porto Belo, no estado de Santa Catarina, onde é nome de rua, e de quem o cartunista aderiu o sobrenome.

Entre os anos de 1998 a 2000, trabalhou desenhando caricaturas ao vivo no programa Ação e Reação, para a Santa Cecília TV, emissora da Universidade Santa Cecília, da Baixada Santista. Em 2001, o artista passou a atuar como ilustrador nos jornais Expresso Popular e A Tribuna, o mais tradicional jornal da cidade de Santos, exercendo também as atividades de chargista e infografista, permanecendo no Grupo A Tribuna até 2017.



Sendo um dos mais atuantes cartunistas de Santos (cidade que revelou caricaturistas como Dino, autor da primeira caricatura de Pelé, e José Carlos Lobo), Alex Ponciano marcou presença com uma exposição individual na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, em 2017, homenageando Patativa do Assaré, Naná Vasconcelos, Lamartine Babo, Ariano Suassuna e outros ilustres brasileiros. Por conta de sua atuação em shows musicais, o cartunista teve uma de suas artes estampada no CD Zona e Progresso, da banda Pedro Luís e a Parede, em 2001.

Alex Ponciano colabora atualmente com a coluna digital Caricaturista Repórter, no Blog N’ Roll (blognroll.com.br) para o qual desenha caricaturas em eventos musicais, como a arte que exibimos aqui do grupo Garotos Podres, que aconteceu no Santos Punk Festival, em 2018. O artista também se dedica à criação de painéis artísticos em paredes, muros e outras bases, com técnicas doodle art e lettering art, que consiste em desenhos simples, livres e criados de improviso, e letras e mensagens, respectivamente

O cartunisa santista pode ser visitado nas redes sociais no Facebook, no perfil AlexPonciano.arte, ou no Instagram, no perfil @alexponciano_arte.
Saúde e Arte!