Julho - 2021 - Edição 269

Céllus Nascido no município de Belém, capital do estado do Pará, no dia 22 de maio de 1969, Marcello Monteiro, o Céllus, é um dos cartunistas mais atuantes de sua geração. O artista iniciou sua trajetória em 1983, quando o chargista Aroeira o convidou a publicar quadrinhos no jornal Diário da Tarde, de Belo Horizonte. Três anos depois, o desenhista transferiu-se para São Paulo, quando ganhou espaço no Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo, que passou a publicar as tiras de quadrinhos da série Grilos. Na época, o editor Luiz Fernando Emediato o convidou para substituir, por 40 dias, a Graúna, de Henfil, que estava afastado cuidando da saúde. Após o retorno de Henfil, Grilos ganhou espaço próprio no Estadão mantendo-se por consideráveis dois anos. A tirinha Grilos, que chegou a merecer uma retomada em 2014, poderá ser vista em breve numa antologia que Céllus está preparando para o ano que vem. Aguardem!


Em 1995, muito antes de a internet ganhar a dimensão dos dias atuais, e já antevendo a revolução digital, o cartunista criou um fanzine que era distribuído no formato disquete, cheio de histórias em quadrinhos, humor, música e artigos sobre artes. No ano seguinte, até 1999, Céllus retornou a Belo Horizonte, voltando a colaborar com o Diário da Tarde, dessa vez como ilustrador.

Experiente e com passagens por diversos jornais e revistas, o artista colaborou com a versão paulista do jornal O Pasquim. Ainda no mercado editorial de São Paulo, também publicou seus desenhos nos jornais Gazeta Esportiva e Diário do Comércio, e nas revistas Exame, Veja, Você SA, Superinteressante, Galileu, Globo Rural, VIP, Playboy, entre outras.



Céllus mantém atualizadas suas atividades na internet, e pode ser visitado no site cellus.com.br/, ou nas redes sociais, no Instagram e Facebook, nos perfis “celluscartum” e “marcello. monteiro.104”, respectivamente. No site crocodilo.com.br/, o leitor do Jornal de Letras pode baixar gratuitamente a edição da revista cultural Crokodilo, editada em dezembro de 2018, e conhecer o interessante trabalho do artista como editor.

Saúde e Arte!