Junho - 2020 - Edição 268

Netto Morador de Niterói, desde 1970, Roberto José da Rocha Neto, mais conhecido como Netto, é cartunista nascido em 1964, no município São Luís, do estado do Maranhão. O artista é formado em Gravura pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, e passou a se interessar pelo humor gráfico quando tornou-se fã e leitor da versão brasileira da revista Mad, especialmente dos cartuns sem legendas, que Netto chama de “humor sem palavras”.

Influenciado por cartunistas como Don Martin, Al Jaffee, Antonio Prohías e, especialmente, Sergio Aragonés, Netto começou a arriscar seus próprios traços e criar cartuns de variados temas, quando em 1994 foi premiado no concurso temático “náufrago e ilha deserta”, promovido pelo jornal O Pasquim, em parceria com a cerveja Malt 90. A partir daí, o cartunista participou de vários concursos do gênero, sendo premiado no Salão Universitário de Piracicaba, Salão Internacional de Ribeirão Preto, Salão de Humor de Canindé/CE, Salão de Humor de Volta Redonda e Salão Carioca de Humor.



Admirador de cartunistas brasileiros, entre os quais Canini, Luscar, Vilmar Rodrigues, Ramade entre tantos outros, Netto atua na imprensa, onde publicou nos jornais O País, Jornal Incrível, Folha de Londrina, Umuarama Ilustrado, e nas revistas Raça Brasil, Atual, Estilo entre outras publicações. Atualmente, o desenhista colabora virtualmente com as versões digitais da Folha de Minas, Tribuna do Sertão (de Alagoas), coluna Ítalo, de Umuarama, Ecos da Notícia (do Acre), O Gonçalense, e A Notícia (de Macaé). Habilidoso na arte de desenhar instantaneamente, o cartunista niteroiense é habitual participante de eventos sociais e empresariais com desenho ao vivo, atividade que exerce há bastante tempo.



Para conhecer um pouco mais sobre o desenhista, o leitor do Jornal de Letras pode manter contato com o artista nas redes sociais, nos perfis @cartunistanetto e Cartuns do Netto, respectivamente no Instagram e Facebook, ou pelo Whatsapp e Telegram, no celular (21) 991543464. Netto mantém também um portfólio atualizado no endereço: cartunistanetto.blogspot.com/.

Saúde e Arte!