Maio - 2021 - Edição 267

Anita Dominoni

Filha de argentinos, Ana Paula Dominoni, ou Anita Dominoni, é nascida na Bahia no dia 2 de julho de 1974. Apaixonada por desenho e pintura desde sua infância, a artista graduou-se em Caracterização Teatral, pelo Teatro Colón, e em Cenografia, pela Escuela Ernesto de la Carcova, da Universidade de Buenos Aires.

Atua como ilustradora, cenógrafa, diretora de arte, e já ilustrou diversos livros técnicos e infantis, trabalhando também para revistas nacionais e internacionais, e com uma passagem no jornal A Tarde, de Salvador, Bahia. Tem dois prêmios de melhor direção de arte em longas brasileiros no Festival de Gramado, com a obra O último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno, em 2010, e Depois da Chuva, de Cláudio Marques e Marília Hughes, em 2014, fita que também foi premiada no Festival Internacional de Cinema 3 Fronteras, na Argentina. Em 2011, foi convidada para participar da Exposição de Ilustração Bicentenário, organizada pela Casa Malpensante Pop, apoiada pelo Ministério da Cultura e Arquivo de Bogotá, Colômbia.



Única mulher classificada no concurso Noel é 100, que homenageou os 100 anos do compositor Noel Rosa, em 2011; a artista também foi uma das classificadas no concurso Quem te viu, quem te vê – Homenagem a Chico Buarque; eventos organizados pelo IMMuB – Instituto Memória Musical Brasileira.

Anita reside atualmente na Argentina, em Buenos Aires; e atua regularmente como ilustradora na editora argentina Quipu, especializada em literatura infanto-juvenil.
A desenhista mantém seu portfolio atualizado nas redes sociais. No Instagram, pode ser visitada no perfil @ anitadominoni; e no link do site colab55.com/@anitadominoni o leitor pode adquirir produtos com as imagens criadas pela artista.