Fevereiro - 2021 - Edição 264

Cláudia Kfouri Cláudia Kfouri mora em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e, desde sempre, encanta-se com o mundo das artes. Chegou a cursar Desenho Industrial em Bauru, mas não completou. Formou-se em Letras, em São José do Rio Preto e seguiu mestrado em Literatura. Com a experiência das aulas e das pesquisas no universo da literatura e da arte, sentiu-se encorajada a buscar caminhos para trabalhar a palavra e a imagem, e passou a atuar como ilustradora, cartunista e escultora.

Seu primeiro contato com o jornalismo foi em 1994, quando trabalhou por um período fazendo ilustrações e charges para o jornal Diário da Região, em São José do Rio Preto; mas seguiu dando aulas e foi, por vários anos, pesquisadora da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP.

Em 2010, ficou entre os selecionados no concurso da Folha de S. Paulo e passou a colaborar como ilustradora, publicando semanalmente neste jornal. Nesse mesmo ano, conquistou o prêmio Câmara, no Salão de Humor de Piracicaba, quando as esculturas de Diego Rivera e Frida Kahlo foram agraciadas, e então começou a ilustrar para revistas e livros infantis.

Surgiram outros prêmios, como a Bienal de Caricatura do Rio de Janeiro, Salão de Humor Sesc Catanduva, Salão de Humor de Ribeirão Preto, Mapa Cultural do Estado de São Paulo, salões de artes plásticas de São José do Rio Preto, entre outros.

No Rio de Janeiro, foi convidada para participar da Bienal Internacional da Caricatura, para a exposição individual Rian no traço de Cláudia Kfouri, assim como nas homenagens ao cartunista Lan e aos Astros do Cinema. Ainda no Rio, foi selecionada para a exposição/catálogo da mostra Quem te viu, quem te vê, em homenagem ao músico Chico Buarque, realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira – IMMuB, em 2019.

Em São Paulo, participou do evento Risadaria, entre os cartunistas da Folha de S. Paulo; fora do Brasil, teve trabalhos expostos na Turquia e na Argentina, no Museo de Humor Gráfico Diógenes Taborda.



Em 2018, foi a artista homenageada na exposição Batom, Lápis & Humor, vinculada à programação anual do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e, em 2019, foi jurada deste mesmo salão, com seus trabalhos expostos na mostra individual Ora bolhas!. No mesmo ano, foi convidada para o projeto Cartunistas Brasileiros, ensaio fotográfico de Paulo Vitale. A artista teve trabalhos publicados na revista As Periquitas (Kalaco Editorial), e participou do livro Ao Mestre com Carinho – Ziraldo 85 (Editora Melhoramentos), organizado pelo cartunista Edra Amorim e, em 2020, na 1ª edição da revista digital de humor gráfico Sopapo, editada por J. Bosco, Waldez Duarte e Marcelo Magon.

Cláudia Kfouri participou das exposições Ela por Elas – Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras, em 2013; Elas por Elas, as atletas brasileiras por nossas artistas, em 2016; e Nair de Teffé, a Primeira Dama da Caricatura, em março de 2018, todas na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói.

A desenhista pode ser encontrada nas redes sociais nos perfis @claudiakfouri e claudia. kfouri, no Instagram e Facebook respectivamente. Saúde e Arte!