Jeneiro - 2021 - Edição 263

A cartunista, caricaturista e ilustradora
Liz França



Elizabeth Alves de França e Silva, a Liz França, é formada em Licenciatura em Educação Artística, pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, e Mestrado em Ilustração e Animação pela Escola Superior de Design – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos, Portugal, concluídos respectivamente em 2009 e 2020.

Nos anos de 2006 e 2007, marcou presença no Festival Internacional de Humor de Pernambuco fazendo caricaturas ao vivo. Entre 2007 e 2010, Liz estagiou no estúdio da premiada ilustradora Rosinha; além de ter atuado, entre os anos de 2009 a 2015, no jornal Folha de Pernambuco como ilustradora, cartunista e infografista. Ilustrou as diversas edições da série de livros Comedoria Popular, da chef e pesquisadora gastronômica Ana Claudia Frazão.

Nascida no dia 24 de agosto de 1982, Liz França já participou de dezenas de exposições e salões de humor no Brasil e exterior, sendo premiada no 12th International Editorial Cartoon Competition – 1° Lugar, em 2012, Ottawa, Canadá; e 3rd International Cartoon Competition Berlin – Menção Honrosa, em 2012, Berlin, Alemanha; em 2017, foi agraciada com o Prêmio Especial no concurso Philosopher Wang Yangming Caricature & Ancient China in the Eyes of Artists, Beijing – China; em 2018 foi premiada duas vezes, Menção Honrosa no XX Porto Cartoon, de Portugal, e 3º lugar no concurso Cavena Rid Award, Itália; e, em 2020, recebeu Prêmio Especial no 12th Don Quichotte International Cartoon Contest’2020 , Istambul – Turquia.

Marcou presença também, desde 2012, nas edições da mostra feminina Batom, Lápis e Humor, em Piracicaba. A artista foi uma das 13 mulheres classificadas no concurso Quem te viu, quem te vê – Homenagem a Chico Buarque de Hollanda, que gerou duas mostras e um catálogo, evento que foi organizado pelo IMMuB – Instituto Memória Musical Brasileira, em maio de 2019.



Recentemente, a desenhista ilustrou o livro infantil Bicicleta Roxa, de Paty Sampaio, obra produzida pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife – Ameciclo (ameciclo.org), com patrocínio do Itaú, e faz parte do projeto Bicicletas Coloridas, que tem como objetivo o debate sobre bicicletas e já conta com três livros publicados e outros a caminho. Os temas variam desde a promoção da bicicleta como meio de transporte, como também questões interseccionais, tratando sobre gênero, raça e questões LGBTQIA+. O foco principal é o público, infantojuvenil, mas também o adulto, através de textos breves e ilustrações. O livro Bicicleta Roxa será lançado no decorrer de 2021.

A teimosa



Na página do coletivo feminino Elas por Elas – As Desenhistas Brasileiras, as artistas responderam a seguinte pergunta: O que é ser uma artista no Brasil? Rápida e certeira, Liz França respondeu: “Ser teimosa!” De fato, para superar todas as dificuldades do mercado editorial e de artes no país, especialmente para as nossas desenhistas, a dedicação, a insistência, a persistência, enfim, a teimosia talvez seja mesmo a arma mais eficaz para manter-se com alguma regularidade no meio cultural. Por este mesmo coletivo feminino, Liz participou da exposição Nair de Teffé, a Primeira Dama da Caricatura, na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói, em março de 2018; e Elizeth Cardoso por Elas, mostra que, após ser cancelada por conta da pandemia do Covid-19, foi parcialmente exibida na internet, em julho de 2020.

A artista pode ser visitada no Instagram, no perfil @lizcartum. Contatos pelo endereço eletrônico lizcartum@gmail.com.

Saúde e Arte!