Dezembro - 2020 - Edição 262

Rosana Amorim
Rosana Fávero de Amorim, ou Rosana Amorim, é nascida em Campinas, SP, no dia 29 de junho de 1963. Formada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1984, logo no ano seguinte passou a lecionar matemática para os ensinos fundamental e médio, no Colégio Doctus, de sua cidade. Para ampliar possibilidades e tornar o ensino da matemática mais convidativo, Rosana passou a pesquisar linhas geométricas e estudos de suas formas e proporções, deparando-se com as obras de grandes desenhistas e pintores, despertando-a para as artes visuais.

Sob a orientação do artista Fernando Peter Colombo, passou a estudar técnicas de grafite, lápis de cor e giz pastel seco. Participou do Ateliê Lisa França, onde estudou e praticou, entre outras técnicas, pintura em aquarela, sob os olhos atentos do mestre Paulo Branco, com quem também recebeu orientações sobre a arte de desenhar caricaturas. É estudiosa escultora em argila e papietagem, inicialmente orientada pela artista Lisa França.

Aposentada do magistério desde 2015, Rosana vem se dedicando exclusivamente às artes, e já em pouco tempo mostrou versatilidade, garantindo presença em interessantes exposições, entre as quais no ateliê Lisa França, a mostra coletiva Humorosas, que aconteceu em Campinas, em 2018; e nos eventos humorísticos Batom, Lápis e TPM e no Salão Internacional de Humor de Piracicaba (nestes dois, marca presença desde 2016), além de ter participado do XXI Porto Cartoon, em Portugal, em 2019.

No mesmo ano, recebeu Menção Honrosa, por sua participação no 17º Salão de Humor de Cerquilho, com uma incrível caricatura da cantora Wanderléia; sendo também agraciada com o 3º lugar na categoria Caricatura (com um portrait do cantor Bob Dylan), no 14º Salão de Humor de Mogi Guaçu; e selecionada no concurso internacional de caricaturas e humor gráfico – Noticartun Colômbia. Ainda em 2019, a artista fez parte do júri de seleção do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, classificando-se também para o catálogo e a exposição do concurso Quem te viu, quem te vê, que homenageou Chico Buarque de Hollanda.

Em 2020, a caricaturista foi premiada na categoria Escultura, com uma representação caricatural do tenor Luciano Pavarotti, mesma personalidade que lhe proporcionou classificação no 12º Salão de Humor Medplan, desta vez com uma caricatura executada com lápis de cor e aquarela sobre papel.

Pelo coletivo Elas por Elas, Rosana Amorim participou das exposições Nair de Teffé, a Primeira Dama da Caricatura, na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói, em 2018; e Elizeth Cardoso por elas, mostra que, após ser cancelada por conta da pandemia pelo novo coronavírus, foi parcialmente exibida na internet, em julho de 2020. No Instagram, a artista pode ser encontrada no perfil @rosanafamorim, e no Facebook como rosana.faverodeamorim.

Saúde e Arte!