Novembro - 2020 - Edição 261

Jacqueline Ventilari Nascida no Rio de Janeiro no dia 12 de maio de 1972, Jacqueline Ventilari é ilustradora, artista plástica e educadora. A artista é Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes, UFRJ, formada em 2002. Em 2015, fez sua pós-graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento, pela instituição de ensino A Vez do Mestre – UCAM. Em 2017, cursou Licenciatura em Artes Visuais pela UNOPAR.

Enquanto cursava Belas Artes na UFRJ, a artista passou pela galeria de artes do SESC da Tijuca, quando atuou como monitora durante as exposições.
Depois, estagiou no MNBA – Museu Nacional de Belas Artes, na Seção de Desenho Brasileiro, sob a coordenação de Mônica Xexéo. Neste período, teve a oportunidade de trabalhar na manutenção, acondicionamento e registro das obras, atendimento de artistas, historiadores e pesquisadores, além de atuar na montagem e desmontagem das exposições.



Ainda durante o período da faculdade, Jacque foi agraciada com o 2º lugar no concurso Gesto de Arte pela Vida, promovido pela Escola de Belas Artes da UFRJ, GESTO – Grupo Especial de Suporte Terapêutico Oncológico e o INCA – Instituto Nacional do Câncer. O evento aconteceu em dezembro de 2000 e marcou a inauguração do centro cultural do INCA.

Como educadora, Jacqueline é agente de Educação Infantil no município do Rio de Janeiro, concursada em 2008. Em 2016, também após concurso público, passou a exercer o cargo de professora de Educação Infantil. Atualmente, a educadora atua na pré-escola com diversas áreas arte-educativas, mesclando linguagens visuais, musicais, corporais e literárias junto ao público infantil. Em abril de 1996, Jacqueline inaugurou sua primeira exposição individual de pinturas, intitulada Aves Brasileiras, mostra que aconteceu na antiga Biblioteca Celso Kelly (atual Biblioteca Parque), na Av. Presidente Vargas. Em 2001, ilustrou os livros Dumont – o voo de um Sonhador, de Mauro Barros; e Irmã Natureza (vide ilustrações), de José Maria Rodrigues, ambos lançados pela editora Taba Cultural. Em 2011, participou da exposição coletiva Visões de Primavera, na Casa do Minho, no Cosme Velho.
Jacqueline Ventilari participou da exposição Ela por Elas – Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras, em 2013, na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói.

Saúde e Arte!