Junho - 2020 - Edição 256

Vanes - Vitor Nunes, o Vanes, é um desenhista criado no Méier, tradicional bairro da Zona Norte carioca. Eu o conheci ainda muito jovem, quando o artista frequentou um dos cursos de desenho do SENAC de Madureira, quando atuei naquela escola. O desenhista também foi aluno do cartunista Jorge Guidacci, que, por muitos anos, ministrou cursos de artes na mesma instituição, na Rua Marechal Floriano, no Centro.
Logo depois, como ele mesmo diz, “a trancos e barrancos”, começou a publicar seus desenhos em alguns veículos da imprensa, como o alternativo Jornal Uniação, Pasquim 21, Jornal da UFRJ, Jornal da Petrobras, Revista Raça Brasil, Black People, Revista do Pão de Açúcar e Monitor Mercantil.


Em 2019, Vanes, que é muito bom caricaturista, concluiu o curso de Gravura, na UFRJ; para Vanes, como ele afirma, “a disciplina tem uma relação mais histórica e tecnológica com o mundo do Humor Gráfico”, que é seu foco nas artes.
O desenhista participou de diversos salões de humor do Brasil e exterior, sendo premiado em alguns eventos, tais como a edição de 1996 do Salão de Humor de Volta Redonda, quando foi agraciado com Menção Honrosa, na categoria Caricatura; no mesmo salão, em 1997, foi premiado com o 1º lugar também na categoria Caricatura; em 2002, foi classificado em 1º lugar, mais uma vez como caricaturista, no Salão de Humor de Montes Claros, Minas Gerais; e, na categoria Cartum, foi agraciado com a Menção Honrosa no Porto Cartum, Portugal, em 2003.
Nascido no dia 6 de maio de 1973, o artista, que também já atuou como educador, quando ministrou um curso de grafite e arte urbana no SESC-Rio, pode ser visitado nas redes sociais, no Instagram, no perfil @vanesartesvisuais, e no endereço behance.net/vitorvanes. Saúde e Arte!