Outubro - 2022 - Edição 284
Antônio Xerxenesky
(Porto Alegre, 1984) Escritor e tradutor brasileiro radicado em São Paulo. É doutor em Teoria literária pela Universidade de São Paulo e mestre em Literatura comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi selecionado em 2012 como um dos 20 melhores jovens escritores pela revista britânica Granta. Sua obra mais conhecida é o romance F (Rocco, 2014), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e primeira seleção do Prix Médicis Étranger de melhor livro estrangeiro traduzido ao francês. Abandonou o curso de Física para se formar em Letras na UFRGS, iniciando em seguida o mestrado em Literatura Comparada. Seu primeiro livro, a coletânea de contos Entre, foi publicada em 2006. A partir de 2007, começou a participar das coletâneas Ficção de Polpa. O Desvio, foi adaptada para a TV, sendo apresentada no programa Histórias Curtas da RBS, em 2007. Areia nos Dentes, misturou temas como western e zumbis. Em 2011, lançou A Página Assombrada por Fantasmas. Seis anos depois, o livro foi traduzido e publicado em italiano pela editora Wordbridge. Em 2014, publicou F, seu segundo romance, seis anos após o primeiro (Areia nos Dentes). O livro foi um dos 11 indicados ao Prix Médicis de melhor livro estrangeiro publicado na França em 2016. Em 2017, publicou o romance As Perguntas. Uma Tristeza Infinita foi lançado em 2021 pela Companhia das Letras. Os direitos franceses foram adquiridos pela Asphalte.
Vanessa Barbara
(São Paulo, 14 de junho de 1982) Jornalista, tradutora e escritora brasileira. Colaborou com a revista Piauí, o jornal Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, para o qual voltou a escrever em 2014, e do qual foi desligada em fevereiro de 2017. Atualmente, escreve uma coluna de opinião para o International New York Times. Ganhou o Prêmio Jabuti na categoria reportagem com O Livro Amarelo do Terminal, lançado pela Cosac Naify. Em 2012, foi uma das autoras selecionadas para a coletânea Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros como uma dos 20 jovens romancistas brasileiros promissores da revista Granta. No mesmo ano, escreveu o roteiro da história em quadrinhos A Máquina de Goldberg, ilustrada por Fido Nesti e publicada pela Companhia das Letras. Publicou Noites de Alface, pela editora Alfaguara, e, em 2014, a coletânea de crônicas O Louco de Palestra, pela Companhia das Letras. Em 2015, publicou pela Editora Intrínseca o romance Operação Impensável, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura em 2014. Obras: O Verão do Chibo (romance, com Emilio Fraia); O Livro Amarelo do Terminal (reportagem); Endrigo, o Escavador de Umbigos (infantil, com Andrés Sandoval); A Máquina de Goldberg (história em quadrinhos, com Fido Nesti); Noites de alface (romance); O Louco de Palestra e Outras Crônicas Urbanas (crônicas); Operação Impensável (romance).
Tatiana Salem Levy
(Lisboa, 24 de janeiro de 1979) Escritora brasileira. Fez mestrado em Estudos Literários, em 2002, pela PUC-Rio. Escreveu contos incluídos nas coletâneas Paralelos (2004), 25 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira (2005), Recontando Machado (2008), Dicionário Amoroso da Língua Portuguesa (2009), Primos, Se Não Houvesse amanhã, entre outros. A Chave de Casa (2007) é seu primeiro romance, com elementos autobiográficos. O romance foi publicado no Brasil pela Editora Record e, em Portugal, pela Livros Cotovia. A obra recebeu o Prêmio São Paulo de 2008 na categoria Melhor Livro de Autor Estreante. Também foi finalista do Prêmio Jabuti e do Zaffari & Bourbon. Foi publicado também na França, Itália, Espanha, Romênia, Turquia, Austrália. Sairá em Breve no Reino Unido e na Croácia. Em 2010, organizou a coletânea de contos Primos, também publicada pela Editora Record. O livro reúne histórias escritas por autores brasileiros descendentes de árabes e de judeus. Seu segundo romance, Dois Rios, foi publicado pela Record em 2011 Em 2012, foi selecionada como um dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica Granta. Participou de antologias de contos em diversos países, como Suécia, Finlândia, México, França, Israel, Estados Unidos, Alemanha, entre outros. Publicou dois livros infantis, Curupira Pirapora (Tinta da China, Prêmio da FNLIJ) e Tanto Mar (prêmio da ABL). Um dos seus mais recentes romances, Paraíso, foi publicado no Brasil no final de 2014, pela editora Foz.