Junho - 2022 - Edição 280

Antônio Xerxenesky

Escritor e tradutor, nascido em Porto Alegre, mas radicado em São Paulo, foi selecionado como um dos 20 melhores jovens escritores pela revista britânica Granta. Talvez sua obra de maior conhecimento seja F, livro finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e também no Prix Médicis Étranger, como melhor livro estrangeiro traduzido para o francês. Seu primeiro romance, Areia nos Dentes, ficou esgotado muito rapidamente e, devido ao grande sucesso, acabou sendo traduzido para outros idiomas, como o francês e o espanhol. O livro brinca com temáticas como o velho oeste e zumbis, em um trabalho que até mesmo George A. Romero poderia ficar orgulhoso. O autor é um dos fundadores da Não Editora, dedicada totalmente aos jovens autores gaúchos, mas que hoje faz parte do selo da Editora Dublinense. Além disso, é responsável pela revista eletrônica de crítica literária Cadernos de NãoFicção. Em 2007, começou a participar das coletâneas de Ficção de Polpa, focadas em narrativas curtas de gêneros como ficção científica e terror, sendo a primeira destas coletâneas, O Desvio, adaptada para a TV no programa Histórias curtas da RBS TV. Por falar em gênero de terror, sua obra As Perguntas é considerada uma obra-prima do que podemos chamar de pós-terror. Obras publicadas: Areia nos dentes, F, As perguntas, Entre, A Página Assombrada por Fantasmas e A noite Ddescosturada.

Julián Fuks

Julián Miguel Barbero Fuks é escritor e crítico. Filho de pais argentinos, o autor foi eleito pela Granta, em 2012, como um dos 20 melhores jovens escritores brasileiros. De seus prêmios, podemos destacar o Prêmio Jabuti, ganho em 2016 na categoria de romance, e também o Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa com o livro A Resistência. Em A Resistência, temos um enredo incrível, baseado em uma aventura pessoal e um retorno ao passado, recheado de conflitos políticos e emocionais entre os personagens. Nada mais é que uma família latino-americana exilando-se da ditadura argentina e vivendo a experiência agridoce do despejo do próprio país. Em seu livro mais recente, A Ocupação, acompanhamos um famoso prédio no centro de São Paulo, ao qual o próprio autor conheceu e entrevistou diversos moradores, a fim de amarrar uma trama complexa e reflexiva sobre a fragilidade da falta de moradia. Outra trama que se enrosca é a do protagonista, um homem que encara uma doença grave na família e sua própria perspectiva resiliente sobre o filho ainda à nascer. Com um toque tão humano e ao mesmo tempo peculiar, Julián nos transporta para realidades tão próximas da nossas, que temos muita dificuldade de entender o que é real, o que é autobiográfico e o que é imaginativo de suas palavras. Em suma, delicadeza e respeito com as palavras refletem bem seu jeito de escrita. Obras publicadas: A Ocupação, A Resistência, Procura do Romance, Histórias de Literatura e Cegueira e Fragmentos de Alberto, Ulisses, Carolina e eu.

Raphael Montes

Surpreendeu o Brasil com o sucesso de seu primeiro livro, Suicidas, romance policial que teve início ainda na adolescência. Não apenas em ambiente nacional, mas diversos autores estrangeiros elogiam sua escrita, sendo um dos escritores brasileiros contemporâneos mais rapidamente aclamado em seu gênero literário. Mas não ache que são apenas histórias de assassinos doentios que o autor escreve. Em seu livro Jantar Secreto, colocamos o dedo na ferida da sociedade carioca e brasileira de modo geral, onde as oportunidades dos marginalizados está misturada no mercado informal e crime organizado. Nenhuma camada da sociedade está salva em suas linhas. Quando Raphael expõem as feriadas, não está querendo um arranhão, mas uma total mutilação do que o Brasil se tornou. De fato, suas obras são impecáveis, em tramas que nos envolvem na comédia trágica dos seus personagens, nos patéticos esteriótipos da literatura criminal, mas indiscutivelmente fascinantes. Por mais cruel que possa parecer, qualquer um de nós pode estar fadado em ser um de seus personagens. Em seu mais recente livro, Uma Mulher no Escuro, acompanhamos um crime brutal ocorrido há vinte anos, sendo que a única sobrevivente tem que encarar o retorno do assassino, tudo misturado em um thriller psicológico instigante e sedutor. Obras publicadas: Suicidas, Dias Perfeitos, O Vilarejo, Jantar Secreto, Uma Mulher no Escuro e Bom Dia, Verônica.