Dezembro - 2021 - Edição 274

Roberto Bolaño Ávalos

(Santiago do Chile, 28 de abril de 1953 – Barcelona, 15 de julho de 2003) Aos 15 anos, mudou-se para a Cidade do México e abandonou os estudos. Começou a trabalhar como jornalista e a ter relação com as ideias de esquerda. Retornou ao Chile em 1973 e ajudou no movimento revolucionário que elegeu Salvador Allende. Augusto Pinochet encarcerou Roberto Bolaño na cadeia sob a acusação de terrorismo. Só foi solto porque os carcereiros eram ex-colegas de escola. Após isso, virou um andarilho pela América Latina e Europa. Ao mesmo tempo em que se dedicava aos ideais de esquerda, Roberto Bolaño iniciava uma carreira literária. Foi membro fundador de um movimento poético conhecido como Infrarrealismo. Mudou-se para Espanha, em 1977. Apesar das dificuldades, trabalhava durante o dia e escrevia à noite. Foi nessa época também que se casou, fato que mudou sua vida literária. Inicialmente, Roberto Bolaño era um poeta, mas o próprio assumiu que temia pelo sustento de seus filhos e, assim, mudou o gênero, passando a escrever romances de ficção. Ainda assim, embora não fosse mais o teor de suas publicações, continuou escrevendo suas poesias. Nos anos 2000, Bolaño passou por vários problemas de saúde e encontrava-se na lista de espera para doação de rins. Porém, não houve tempo suficiente para aguardar, Roberto Bolaño faleceu no dia 15 de julho de 2003 deixando sua esposa e um casal de filhos, Lautaro e Alexandra.

Cormac McCarthy

(Rhode Island, 20 de julho de 1933) Escritor norte- -americano. Na juventude, serviu na Força Aérea dos Estados Unidos durante quatro anos, e estudou Artes na Universidade do Tennessee. É vencedor do National Book Award, do National Book Critics Circle Award e do Prêmio Pulitzer de Ficção 2007. Em 40 anos de carreira literária, produziu nove romances, entre eles Todos os Belos Cavalos, A Travessia e Cidade das Planícies, que o autor batizou de Trilogia da Fronteira. Onde os Velhos Não Têm Vez, lançado nos Estados Unidos em 2005, foi adaptado para o cinema pelos irmãos Joel e Ethan Coen, em seu filme No Country for Old Men, lançado em 2007 e vencedor do prêmio Oscar de melhor filme, em 2008. Avesso a entrevistas, Cormac McCarthy gosta de manter sua privacidade. O escritor tem sido comparado nos últimos anos a outros grandes nomes do romance contemporâneo norte-americano, como Don Delillo, Philip Roth ou Thomas Pynchon. No Brasil, McCarthy foi publicado por várias editoras, com os títulos Onde os Velhos Não Têm Vez, A Estrada, Meridiano de Sangue, Todos os Belos Cavalos, A Travessia e Cidade das Planícies. Obra: Sunset Limited; The Stonemason (1995); The Gardener’s Son (1976); O Filho de Deus (1974);Suttree (1979); Meridiano de sangue ou O Crepúsculo Vermelho no Oeste (1985); Cities of the Plain (1998); Todos os Belos Cavalos (1992); The Crossing (1994); No Country for Old Men (2005); A Estrada – no original The Road (2006) – Prêmio Pulitzer de Ficção (2007).

Almeida Garrett

João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett (1799- 1854) foi um poeta, prosador e dramaturgo português conhecido como iniciador do movimento romântico em Portugal. Cursou Direito na Universidade de Coimbra. Envolveu-se ativamente na Revolução Liberal do Porto de 1820. Em 1821, concluiu a Licenciatura, estabeleceu-se em Lisboa e ingressou no Ministério do Interior. Pouco depois, passou a dirigir o serviço de instrução pública. Em 1823, com a volta do absolutismo, exilou-se na Inglaterra. No exílio, entrou em contato com a literatura romântica de Lord Byron e Valter Scott. Em 1826, foi anistiado retornando a Portugal. Dedicou-se ao jornalismo e fundou o diário O Português e o semanário O Cronista. Em 1828, retornou para a Inglaterra. Sua obra costuma ser dividida em três fases. A primeira fase teve início em 1816, quando escreveu seus primeiros poemas, com características do “Arcadismo”, devido à formação neoclássica por ele recebeu. Esses poemas foram reunidos na obra intitulada Lírica de João Mínimo. A segunda fase de sua obra mostrou sua tendência romântica inspirada no Romantismo inglês e enraizada em seu espírito nacionalista e pela valorização da pureza da língua portuguesa. Movido pela saudade de Portugal, publicou os poemas: D. Branca (1826) e A Conquista do Algarve (1826). A terceira fase de sua obra apresentou-se essencialmente romântica, quando deixou excelentes poemas lírico-amorosos. Almeida Garrett faleceu em Lisboa, Portugal, no dia 9 de dezembro de 1854.