Agosto - 2021 - Edição 270

Pardal Mallet

João Carlos de Medeiros Pardal Mallet, jornalista e romancista, nasceu em Bagé, RS, em 9 de dezembro de 1864, e faleceu em Caxambu, MG, em 24 de novembro de 1894. Aprendeu na infância três línguas, francês, inglês e português. Participou dos movimentos abolicionista e republicano. O jornalismo foi a sua grande paixão. Foi periodista na Gazeta da Tarde, na Gazeta de Notícias, no Diário de Notícias, escrevendo muitas vezes sob pseudônimos: Armand de Saint Victor, Vítor Leal e Souvarine. Fundou o jornal A Rua, dirigindo-o ao lado de Luís Murat, Olavo Bilac e Raul Pompeia. Fundou o jornal O Combate. No artigo de fundo, Pardal Mallet se declara socialista moderno, científico e construtor. Ali defendeu suas ideias e combateu o governo de Floriano Peixoto, até ser agredido por florianistas exaltados. O governo mandou fechar O Combate e Pardal Mallet foi enviado para Tabatinga (AM). A agressão que sofreu dos florianistas contribuiu para a debilitação de sua saúde. Foi para Caxambu (MG), onde esperava curar-se da tuberculose, porém faleceu, antes de completar 30 anos. A coragem com que enfrentava os fatos, a sua oposição ao governo de Floriano Peixoto, tido como um dos mais enérgicos presidentes brasileiros, demonstram a força da presença de Pardal Mallet no seu tempo. Três anos após sua morte, ao fundar-se a Academia Brasileira de Letras, o poeta e jornalista Pedro Rabelo escolheu-o como patrono da cadeira por ele fundada.

Condessa de Ségur

Sophie Feodorovna Rostopchine (São Petersburgo, 1 de agosto de 1799 – Paris, 9 de fevereiro de 1874) foi uma escritora russa, autora de obras-primas de literatura infantojuvenil. A sua família era da Mongólia. O pai era o conde Fyodor Vasilyevich Rostopchine, que foi ministro das Relações Exteriores da Rússia. Em 1814, a família Rostopchine foi para o exílio, indo para Varsóvia, depois para a Confederação Alemã e península italiana e, em 1817, para a França. Ali seu pai estabeleceu um salão, e tanto sua esposa como a filha se converteram ao Catolicismo Romano. Foi no salão paterno que Sophie conheceu o Conde Eugène Ségur, com quem se casou em 14 de julho de 1819. Teve oito filhos. O conde se referia à esposa como “la mère Gigogne” (ou: “a mãe Matrioska”). Um dos seus filhos foi o bispo Monsenhor de Ségur. A condessa de Ségur escreveu seu primeiro conto com a idade de 58 anos. Criadora de personagens eternos para o imaginário infantil, suas principais obras são Os desastres de Sofia, As Meninas Exemplares e As Férias. Os títulos originais de suas obras foram: 1856 – Nouveaux Contes de Fées (Novos Contos de Fadas); 1858 – Les Petites Filles Modèles (As Meninas Exemplares); 1858 – Les Malheurs de Sophie (Os Desastres de Sofia); 1859 – Les Vacances (As Férias); 1860 – Les Mémoires d’un âne (Memórias de um Burro); 1862 – Les Bons Enfants; 1863 – Les Deux Nigauds (Os Dois Patetas); 1871 – Après la Pluie, le Beau Temps (Depois da Tempestade).

John Michael Green

John Michael Green (Indianápolis, Indiana, 24 de agosto de 1977) é um vlogger, empresário, produtor e autor norte-americano de livros para jovens. Escreveu vários livros premiados. Em 2014, foi listado na revista Time como uma das “100 Pessoas mais Influentes do Mundo”. Além do seu trabalho como escritor, também é conhecido por seus trabalhos no YouTube. Em 2007, ele lançou o canal VlogBrothers com seu irmão, Hank Green. Desde então, criaram Project for Awesome e a VidCon, além do projeto educacional Crash Course, focado em história, literatura e ciência, que aborda assuntos como economia, política, astronomia, filosofia, psicologia, sociologia e entretenimento. Seus livros já venderam mais de 50 milhões de cópias pelo mundo, incluindo 4,5 milhões no Brasil. Frequentou a Lake Highland Preparatory School e depois a Indian Springs School e se formou pelo Kenyon College com diploma duplo: em Inglês e Estudos Religiosos. Seu sexto livro, The Fault in Our Stars (A Culpa é das Estrelas), foi lançado em janeiro de 2012. John Green mora na cidade de Indianápolis, Indiana. Ele vive com sua esposa, Sarah Urist Green. Ela foi curadora no Museu de Arte de Indianápolis antes de começar a trabalhar na websérie The Art Assignment, feito pela PBS. O casal tem dois filhos (Henry e Alice). Green afirmou ser um cristão episcopal, mas mencionou que se casou numa igreja católica. John é um ávido fã do Liverpool F. C. da Premier League e já falou abertamente sua paixão pelo futebol inglês.