Abril - 2021 - Edição 266

D. Aquino Correia

Francisco de Aquino Correia foi membro da Academia Brasileira de Letras, sacerdote, prelado, arcebispo de Cuiabá, poeta e orador sacro, político, nasceu em Cuiabá, MT, em 2 de abril de 1885, e faleceu em São Paulo, SP, em 22 de março de 1956. Em 1902, ingressou no Noviciado dos Padres Salesianos de D. Bosco em Cuiabá, ordenando-se sacerdote em 1903. Em 1904, seguiu para Roma, onde se matriculou na Universidade Gregoriana e na Academia São Tomás de Aquino, onde se doutorou em Teologia, em 1908. Em 17 de janeiro de 1909, já tendo recebido todas as Ordens Menores e Maiores, foi ordenado presbítero. Foi nomeado diretor do Liceu Salesiano de Cuiabá. Em 1919, o Papa Bento XV conferiu-lhe os títulos de Assistente do Sólio Pontifício e Conde Palatino. Em 1921, recebeu o Arcebispado de Cuiabá. Amparou a cultura regional, tomando a iniciativa de fundar a Academia Matogrossense de Letras. Criou também o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, do qual foi eleito Presidente Perpétuo. Autor de inúmeras e notáveis Cartas Pastorais, de discursos, trabalhos históricos e poesias, D. Aquino Correia publicou Odes, o seu primeiro livro de versos, em 1917, seguido de Terra Nata. Foi poeta em quatro idiomas: o nosso, o latino, o italiano e o francês. Destacam-se sua conferência sobre o Centenário do Bispado de Cuiabá, proferida no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, onde foi recebido em 1926; a Mensagem aos Homens de Letras, proferida na Academia Brasileira de Letras, e A Verdade da Eucaristia, oração inaugural do V Congresso Eucarístico de Porto Alegre, em 28 de outubro de 1948.

Alcindo Guanabara

Jornalista e político, nasceu em Magé, RJ, em 19 de julho de 1865, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 20 de agosto de 1918. Convidado para a última sessão preparatória da Academia Brasileira de Letras, fundou a cadeira nº 19, que tem como patrono Joaquim Caetano. Em 1884, estava matriculado na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1886, fundou seu primeiro jornal, a Fanfarra, órgão acadêmico. Deixou o curso de Medicina no 3º ano. Aproximou-se, então, de José do Patrocínio e foi admitido na Gazeta da Tarde. Ali encontrou como redatores Raul Pompeia e Luís Murat. Alcindo contava apenas 22 anos e já era um dos maiores jornalistas brasileiros. Publicava ali as suas Teias de Aranha (a seção assinada Aranha Minor, que trouxera da Gazeta da Tarde) e também as Notas Políticas, assinadas Nestor, ambas cotidianas. Marcelo, críticas humorísticas assinadas por Diabo Coxo e contos e fantasias por Mefisto. Feita a Abolição, passou a trabalhar no Diário do Comércio e fez a campanha da República no Correio do Povo. Como consequência do atentado de 5 de novembro de 1897, foi preso e mandado, juntamente com Barbosa Lima, para a ilha de Fernando de Noronha, mas logo depois o Supremo Tribunal concedeu o habeas corpus impetrado em favor de ambos. Regressando ao Rio, fundou a Tribuna, órgão de oposição a Prudente de Morais. Em 1918, foi eleito para o Senado, como representante do Estado do Rio, e tomava parte na Comissão dos Poderes. Mal iniciara o período dessa legislatura quando Alcindo Guanabara veio a falecer.

Jane Austen

(1775-1817) Escritora inglesa, considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesa do século XIX, autora de clássicos como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Nasceu em Steventon, Hampshire, no dia 16 de dezembro de 1775. Com oito anos de idade, foi mandada para um colégio interno em companhia de sua irmã Cassandra, que se tornou sua melhor amiga por toda a vida. Ainda na adolescência, já mostrava seu talento para as letras. A biblioteca da família era seu lugar preferido quando regressava do colégio interno. Com 17 anos escreveu sua primeira obra, Lady Susan, uma novela onde expõe as relações pessoais dos que viviam naquele tempo. Em 1797, já havia escrito mais dois romances, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Os textos foram oferecidos por seu pai a um editor, mas foram rejeitados. Em 1801, a família mudou-se para Bath, ponto de encontro da aristocracia britânica. Em 1805, após a morte do pai, Jane, sua irmã e sua mãe se mudaram para a vila inglesa de Chawton. Suas obras só foram publicadas em 1811 e 1813, respectivamente, sob o pseudônimo de “Uma Senhora”. O livro Orgulho e Preconceito, sua obra mais conhecida, se tornou um clássico da literatura inglesa. No ano seguinte à sua morte, foi publicado Persuasão. Seu primeiro livro, Lady Susan, só foi publicado em 1871. As obras Os Watsons e Sanditons, que deixadas inacabadas, foram completadas e publicadas, posteriormente, por um sobrinho da escritora, ainda em 1871. Jane Austen faleceu em Winchester, Inglaterra, no dia 18 de julho de 1817.