Novembro, 2024 - Edição 303

Aquele Abraço

Antes de iniciar sua turnê internacional com o show Aquele Abraço, celebrando os 50 anos de turnês pelo mundo, o acadêmico e cantor Gilberto Gil foi recebido pelo colega imortal Paulo Coelho, em sua residência em Genebra, na Suíça. A turnê passou por sete países da Europa e Ásia, ao longo da qual Gil esteve acompanhado da esposa e empresária Flora Gil. No repertório, não faltaram grandes sucessos que marcaram gerações, como os clássicos Drão, Andar com Fé, Tempo Rei, Pessoa Nefasta, Não chore mais (No Woman, No Cry), Aquele Abraço e mais. Recebidos por Paulo Coelho e Christina Oiticica, Gil e Flora foram juntos na fundação filantrópica que reúne toda obra do maior best-seller brasileiro. Trata-se de um prédio inteiro, de 3 andares, que conta ainda com espaço para cursos e eventos.

Há de 2.700 a 3 mil livros expostos, em 82 línguas, ou seja, um exemplar de cada edição dos livros de Paulo Coelho. O espaço é aberto ao público, e quem passar por lá poderá ver a ficha de quando Paulo Coelho foi preso na ditadura e os relatórios do hospital psiquiátrico, onde foi internado três vezes.

Na coleção, ainda há objetos pessoais, como a capa da fase de mago, a jaqueta de quando era hippie, fotografias de vários momentos da vida do escritor, a coleção de cartões e presentes de leitores. Se dependesse dos fãs apaixonados, espalhados aos milhares mundo afora, Gilberto Gil não largaria os palcos. Mas, aos 82 anos, anuncia que fará, ao longo de 2025, a última turnê da carreira de mais de 43 anos.

Batizada de Tempo Rei, a sequência de apresentações vai percorrer nove capitais no Brasil e também contará com datas nos Estados Unidos e na Europa. A turnê terá direção musical dos filhos Bem e José Gil, que integram a banda na guitarra e bateria, respectivamente, ao lado de João Gil (baixo), Nara Gil (voz), Flor Gil (voz), Mariá Pinkusfeld (voz), Diogo Gomes (sopro), Thiago Oliveira (sopro), Marlon Sete (sopro), Danilo Andrade (teclado), Leonardo Reis (percussão), Gustavo Di Dalva (percussão) e Mestrinho (sanfona). As vendas on-line estão no site eventim.com.br/ giltemporei. Bilheteria oficial: Loja Pida Salvador Shopping.

Segundo Gil, Tempo Rei vai botar um freio na maratona, hoje incompatível com seu ritmo de vida cada vez mais contemplativo. Mas não há ponto final. Retornos pontuais acontecerão naturalmente. Mas a ideia é, a partir de agora, passar mais tempo com o violão: “Tocar em casa e especular sobre as canções e os caminhos musicais. Esse xodó com o instrumento permanece. Aliás, uma das razões é tentar ganhar mais tempo para essa dimensão doméstica da musicalidade. Uma música mais tranquila, mais meditativa, mais divagante.”