Maio, 2024 - Edição 300

O sucesso do Jornal de Letras

Os primeiros tempos do JORNAL DE LETRAS foram vividos pela família Gueiros, no estado de Pernambuco, depois no Rio de Janeiro. São mais de 50 anos de belos serviços à literatura brasileira. Há 26 anos, assumiu o comando do mensário a dupla de acadêmicos Arnaldo Niskier e Antônio Olinto, alimentados pelo convívio na Casa de Machado de Assis. Com a preocupação dominante na ABL: o cultivo da língua e da nossa literatura.

Daí resultou o sucesso do JL, com uma particularidade a ser destacada: a presença do periódico nas universidades brasileiras, especialmente nas suas bibliotecas. As variadas seções têmsido muito elogiadas, como a coluna Breves, onde são anotadas notícias sobre novos lançamentos ou a página a respeito de novos livros. Há muito interesse nessas matérias.

Há uma grande sinergia entre o jornal e o programa de televisão chamado Identidade Brasil, Canal Futura (Canal 534), que vai ao ar nos domingos às 21h30, com reprise às sextas-feiras, à meia- -noite. A transcrição da entrevista é publicada no JL, na íntegra, de acordo com o lançamento projetado. A direção e apresentação do programa é de nossa responsabilidade, com um aspecto que cabe ressaltar: a circulação do mesmo é de âmbito nacional. Segundo dados da própria emissora, tem 21 milhões de espectadores, somando a apresentação e a reprise. É o terceiro programa em audiência da emissora, o que não deixa de ser um feito notável.

Por aí se mede a importância desse conjunto de veículos que sempre acreditou no seu trabalho de difusão da cultura.