Vida sonâmbula

Não sei se você já percebeu, mas há uma grande paz na imagem de um cachorro dormindo. Eles parecem sorrir. E sonham.
Alguns cachorros sonham com grandes caçadas e até mexem as patas enquanto dormem.

Cachorros mais sofisticados na verdade sonham que estão dançando o swing com a Ginger Rogers, mas os humanos nem desconfiam disso. Cachorros são muito curiosos, mas não escrevem grandes estudos científicos. Eles não se preocupam com essas coisas. Talvez por isso não exista nenhum estudo sério sobre sonambulismo nos cachorros. Essa é a história de Vida, a cadelinha sonâmbula.

Como todos os cachorros, Vida gostava de dormir. Enquanto dormia, Vida sonhava – assim como a grande maioria dos cachorros. Mas, ao contrário da grande maioria dos cachorros, Vida se levantava enquanto dormia. E andava. E corria. E fazia coisas que nenhum cachorro acordado conseguia fazer.

Talvez por isso, começaram a aparecer rumores de um cachorro que fazia mergulhos submarinos para conversar com golfinhos no fundo dos oceanos. Um outro cachorro que ensinava literatura francesa na Sorbonne. Um outro que trabalhava no circo como mágico e fazia gatinhos aparecerem de sua cartola. Enquanto os rumores começavam a circular, as equipes de telejornalismo eram convocadas, a polícia, os bombeiros, os médicos, veterinários e ambulâncias eram chamados... Vida só acordava. Bocejava. Se espreguiçava. Não sei se você já percebeu, mas há uma grande paz na imagem de um cachorro se espreguiçando...

Quando os humanos chegavam para investigar o fenômeno, encontravam Vida coçando a orelha com a pata de trás. Ela fazia festinha, abanava o rabo. Aquilo não virava notícia. Os investigadores iam embora, desapontados.

Vida achava os humanos muito curiosos. Eles viam fenômenos fantásticos todos os dias – a começar pelo nascer do sol – mas não prestavam a menor atenção. Eles não viam coisas acontecendo, a não ser quando um repórter gritava na TV que alguma coisa estava acontecendo.

A previsão do tempo para depois de amanhã virava notícia, a opinião de um especialista sobre o que não aconteceu no século passado virava notícia, uma fofoca qualquer sobre um tipo qualquer virava notícia...

Vida rolou na grama, sentiu o calor do sol no corpo, parecia que sorria. Bocejou. Espreguiçou.
Deitou tranquila e foi tirar mais uma soneca.

Por Jonas Rabinovitch - Arquiteto urbanista e ex-Conselheiro para Inovação e Gestão Pública da ONU, Nova York.