Rosa numinosa

Rosa Numinosa, o novo livro de Diego Mendes Sousa, é daqueles livros que nos fascinam do início ao fim. São belos poemas escritos com muito esmero e que tocam lá no espaço mais profundo de nossa alma.

Possuidor de um vasto conhecimento da mitologia universal e da história de sua terra (que nos é transmitido de modo bastante atraente) e de um vocabulário cuja sofisticação é tornada simples na singeleza de seus versos, o autor cativa o leitor com seu ritmo cadente que nos embala e nos inebria com sua beleza.

O poema “Gesta da coroa de louros ou de espinhos”, dedicado a seu pai, possui uma pungência encantatória, com versos curtos que nos conduzem por uma narrativa lírica até um final de uma beleza arrebatadora que quase nos leva ao pranto. Este é apenas um dos exemplos dos versos encantadores desse grande poeta, que demonstra um imenso amor à natureza, à sua terra, ao seu país e a todas as pessoas que habitam este planeta.

Com prefácio do também excelente poeta cearense Clauder Arcanjo (cujo livro Sinos já resenhei), textos de orelha deRoberto Nogueira Ferreira e Ronaldo Costa Fernandes, e apresentação de Noélia Ribeiro, o livro possui uma linda capa e belas ilustrações do designer editorial Paulo Moura. Pode ser adquirido diretamente com o escritor, já que se trata de uma edição do autor, com um excelente trabalho gráfico da Gráfica do Povo de Teresina, que transformou o livro em um deleite aos olhos,nos proporcionando o prazer tátil do papel aveludado de sua capa.

Diego Mendes Sousa, além de poeta, é crítico, cronista e memorialista. Nasceu na Parnaíba, na costa do Piauí e já publicou dez livros de poemas antes deste. Vale muito a pena a leitura desse livro e a divulgação desse autor que, nas palavras de Nélida Piñon na quarta capa, “abre picadas” e “é um ditador de modas poéticas”.

Por Décio Torres Cruz - Poeta e crítico