Obelisco

Sob a coluna em mármore alongada, no ápice a cúpula meia-lua, o ex-presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, estátua de bronze e em pé, simboliza um abraço à nossa amada Pátria fértil. A bravura, visual expansivo pela construção de Brasília. Fundador – “Tudo se Transforma em Alvorada nesta Cidade. Que se Abre para o Amanhã”. O Memorial, externamente, simboliza o caixão fúnebre, em mármore branco, com a entrada declinada que dá acesso às lembranças originais do Estadista.

Boa oratória, desenvolto em qualquer camada social, discursava com facilidade. Mineiro da gema. Excelente na grafia, conhecia bem o nosso idioma. Uma vez, durante o almoço, acompanhado do arquiteto Oscar Niemeyer e do paisagista Roberto Burle Marx, J. k., esqueceu, sobre a mesa, o discurso com quatro laudas. Um jornalista dos Diários Associados apanhou-o e, durante a leitura, percebeu a ausência de acento em uma determinada palavra, assunto publicado em manchete. Os pertences dos Gabinetes: JK e Dona Sarah Kubitschek, os traslados da Residência Oficial da Presidência até o local dos seus restos mortais são visitados por pessoas de várias localidades do globo, constando no livro ata, as expressivas mensagens carinhosas.

A excelente montagem do Museu e o cerimonial da Presidência demonstraram conhecer detalhes sobre a biografia do Estadista. Relíquias em todas as comandas de pedras preciosas, benefício, outrora, concedido a cavaleiro de ordem; honoríficos e insígnias ou divisas de comendadores, nos módulos envidraçados transparentes, conservadíssimos; pisos revestidos com carpete azul, cor do arco íris-mar. No andar térreo: Biblioteca de JK, raridade em gêneros literários, ambiente climatizado, ao lado do jardim florido, suspenso, cujo piso externo é de fibra para conservar a temperatura, proteção quanto ao sereno da madrugada, o raio solar, a chuva e o inverno. Gabinete: Sarah (esposa), Galerias com imensas variedades de objetos valiosos de uso pessoal. Na Sala Oficial (Presidencial), há canetas que assinavam os expedientes e as Leis.

Sala de metas, Sala de pesquisas, Sala de café JK e souvenires, presentinhos úteis para os visitantes levá-los como lembranças do memorial. No andar superior, há Câmara Mortuária escura, circunferência, piso de carpete azul; no centro, outro círculo menor que se encontra depositado o caixão, com carpete vermelho, os pisos em formato elíptico, encontra-se o caixão revestido em mármore na cor preto, entre duas cruzetas em forma de “t” cada lado, também com o mesmo revestimento, e, ao lado dos pés, a epígrafe escrita “Fundador”. Único bico de luminária acesa permanente, “Aqui Habita para sempre a Memória viva do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira”.

Auditório, com camarins, para conferências e projetor para documentários, tais como: construção da Capital estratégica, reuniões com os engenheiros, solenidades e trabalhos maciços dos candangos nordestinos, pioneiros que foram na movimentação da vultosa Capital Federal.

As bandeiras hasteadas: Nacional, da Capital Federal e do Memorial JK são símbolos expressivos quanto ao seu significado. Em primeiro lugar, a nossa Pátria; segundo lugar, a Capital Federal, em seguida do Memorial JK.

Por José Eduardo Coelho é membro do Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi”