Roberto Carlos outra vez

Neste primeiro volume da biografia Roberto Carlos Outra Vez: 1941-1970 (Editora Record), Paulo Cesar de Araújo parte de extensa e minuciosa pesquisa em documentos, arquivos, acervos e depoimentos para narrar o começo da vida e da carreira daquele que é chamado de “Rei”, da infância de menino pobre no interior do Espírito Santo ao estrelato.

Pela profundidade e consistência do estudo, a quantidade de personagens históricos envolvidos, a vastidão do repertório musical citado e a extrema sensibilidade e conhecimento do autor sobre o protagonista, o livro vai além da biografia do artista mais popular da história da nossa música: trata-se também de um painel cultural do Brasil durante o período de formação do “Rei Roberto Carlos”, desde a infância, nos anos 1940, o início da carreira, na década seguinte, até sua consagração definitiva, na virada dos anos 1960 para 1970.

Autor de Roberto Carlos em detalhes (2006), alvo de disputa judicial que abriu caminho para a histórica decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a liberação de biografias não autorizadas, Paulo Cesar de Araújo volta ao seu biografado mais ilustre com esse livro, totalmente refeito, que faz um casamento muito original entre as canções mais conhecidas e cada etapa da vida do artista. A obra é repleta de informações e histórias inéditas, curiosidades e detalhes incríveis, inclusive sobre como nasceram e foram gravados hits como Jesus Cristo, Sua estupidez, Quero que vá tudo pro inferno, É preciso saber viver, As curvas da estrada de Santos e Como é grande o meu amor por você.

Na página 137, um episódio que merece destaque. O autor explana as reuniões do grupo de artistas, de que também faziam parte Erasmo Carlos e Carlos Imperial, entre outros, quando foram criados os fundamentos da Jovem Guarda. O nome do nosso diretor-presidente, Arnaldo Niskier, na época diretor da revista Sétimo Céu, do Grupo Bloch, é citado com um fato que merece o devido registro histórico. Convidado pelo acadêmico para figurar numa das primeiras fotonovelas brasileiras, Roberto Carlos aceitou e foi o ator principal de Assim quis o destino. A empreitada foi plenamente vitoriosa e o registro não poderia deixar de ser apontado num estudo biográfico dessa relevância. Reconhecido internacionalmente como um ícone romântico, a imagem que o livro compõe é a de um artista singular, capaz de influenciar o comportamento da juventude, nos anos 1960, e os rumos da música brasileira, impulsionando desde o movimento tropicalista de Caetano Veloso e Gilberto Gil até vertentes mais populares, como o brega e o sertanejo.

Nesse primeiro volume, vemos o jovem Roberto iniciando-se na bossa nova, depois astro do rock – dos musicais de televisão e do cinema. Com o parceiro Erasmo Carlos e outros que se tornariam grandes nomes da música, estabeleceu as bases para o rock nacional. A Jovem Guarda influenciaria o comportamento da juventude e a forma como a sua trilha sonora seria feita no país, alçando o cantor a um nível de sucesso inimaginável – “uma beatlemania à brasileira”, que provocaria debates, polêmicas e passeatas contra a guitarra. Até que, no início dos anos 1970, um novo Roberto começa a surgir – conforme poderá ser visto, em breve, no volume 2, traçando a trajetória humanizada de uma figura icônica e inseparável da vida de todos os brasileiros.


O autor

Baiano de Vitória da Conquista, Paulo Cesar de Araújo, formado em história pela UFF e em jornalismo pela PUC-RJ, é cidadão honorário de Niterói/RJ, onde reside, desde 2007. Especialista em música popular brasileira, além de Roberto Carlos em detalhes (Planeta, 2006), é autor de Eu não sou cachorro, não (Record, 2002), obra que revelou a censura à música brega durante a ditadura militar. Escreveu também O réu e o rei, best-seller sobre o seu embate judicial com Roberto Carlos. Atualmente é professor da rede Faetec e do departamento de comunicação social da PUC-RJ.

Por Manoela Ferrari