Dezembro, 2021 - Edição 274

Fundação Cesgranrio – 50 anos

A Fundação Cesgranrio está completando 50 anos no mês de outubro. Meio século muito bem vivido, prestando relevantes serviços nas áreas de educação, cultura, seleção de recursos humanos, responsabilidade social. Sempre à frente de seu tempo. O mundo vem passando por vertiginosa evolução tecnológica. A Fundação Cesgranrio se preparou para isso. Inaugurou o Campus Operacional e Tecnológico, que vai funcionar em prédio situado no Rio Comprido, perto de sua sede, unificando as etapas de projetos, iniciando com seu planejamento até o processamento de resultados de exames, avaliações, certificações.

É uma bela história escrita nesses 50 anos, marcada pela inovação e competência. A Cesgranrio teve início em 1971, com o convite formulado pelo professor Newton Sucupira, então diretor de Assuntos Universitários do Ministério da Educação e Cultura (MEC), ao jovem vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica, o engenheiro Carlos Alberto Serpa de Oliveira, para coordenar a realização do primeiro vestibular unificado no Grande Rio. Desse grupo, participavam 12 universidades, que firmaram convênio com o Ministério da Educação e Cultura.



Reconhecida, não só no Brasil, mas em outros países por seu pioneirismo, vem acompanhando a vertiginosa evolução tecnológica no mundo atual. Para tanto, preparou-se para as avaliações digitais, estudando sua implementação para aplicação de testes computadorizados, com tecnologia própria e recursos. A Fundação Cesgranrio é a única instituição credenciada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) para aplicação do PISA nas escolas, no Brasil, com solicitação crescente de outros países. A equidade é uma das preocupações da Cesgranrio. Para isso, a instituição trabalha para aprimorar a capacidade de produzir provas acessíveis a portadores de necessidades especiais, capacitando seus profissionais. A Cesgranrio é registrada no Conselho Nacional de Serviço Social do MEC. Em 2001, foi registrada no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), da Prefeitura do Rio de Janeiro; em 2009, no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA). Nesses 50 anos, a Fundação Cesgranrio realizou incontáveis seminários, simpósios e eventos na área educacional.

Em 1980, teve início o trabalho na área de concursos públicos, muitos deles de abrangência nacional. Pela excelência desse serviço, adquiriu crédito e respeito nacionais. Milhões de candidatos participaram desses concursos. Em 1992, criou o Instituto Cultural para propor, assessorar e executar ações culturais que, a partir de 2011, foi reformulado, dando origem ao Centro Cultural, com o objetivo de desenvolver projetos culturais englobando as diversas áreas artísticas. Nesses dez anos, realizou 300 projetos culturais, levando alguns deles às escolas da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. Entre muitos projetos culturais, destacam-se o Prêmio Cesgranrio de Teatro e a Orquestra Sinfônica da Cesgranrio.

A Fundação Cesgranrio criou, em 1993, o Centro de Avaliação, e vem realizando inúmeras avaliações, entre elas, as organizadas pelo MEC. Em 1994, assinou convênio com a Ford Foundation para incorporar a tecnologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI) em suas atividades de avaliação. Nesse período de sua história, é muito importante mencionar a criação da Revista Ensaio, em 1993, tendo como foco a temática da Avaliação e das Políticas Públicas em Educação. Tem periodicidade trimestral e sua tiragem de 1.500 exemplares é disponibilizada a todos, gratuitamente, por meio do Portal de Periódicos da Fundação Cesgranrio e da página do SciELO. Já está no número 112.

Não se pode deixar de registrar o projeto de avaliação progressiva para o ingresso no Ensino Superior, o SAPIENS. Foi aprovado pelo MEC para ser aplicado como projeto piloto no estado do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo era substituir o tradicional concurso vestibular por um conjunto de avaliações progressivas realizadas ao longo do ensino médio. Em 2013, a Fundação Cesgranrio criou o Mestrado Profissional em Avaliação. Nesse mesmo ano, deu entrada no MEC, solicitando credenciamento das Faculdades Cesgranrio para criação de seus dois primeiros cursos de gra

Por Terezinha Saraiva Sodré - Educadora