Outubro, 2021 - Edição 272

Ordem do Mérito ABMES 2021

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) agraciou três novos Oficiais com a Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior. A cerimônia de outorga, realizada por videoconferência, teve transmissão ao vivo pelo Youtube, encerrando a programação de comemoração dos 39 anos da entidade. O diretor presidente Celso Niskier, Grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES, destacou a contribuição dos agraciados, agradecendo pelos relevantes serviços ao setor: “Ser agraciado como um Oficial desta Ordem é, acima de tudo, receber o reconhecimento da sua qualificada capacidade e notória dedicação para a realização de tais feitos, que beneficiaram amplamente este tão importante segmento da sociedade.” Instituída com o objetivo de reconhecer a contribuição de personalidades para o desenvolvimento da educação e da sociedade, a Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior ganhou três novos ilustres membros: os professores Arnaldo Niskier e Maria Helena Guimarães Castro, e o senador Izalci Lucas. Todos se destacam nas suas respectivas áreas de atuação com empenho e bravura, tendo suas vidas pautadas pelo zelo e pelo amor à área.

Comenda emérita definitiva, instituída em março de 2018, a medalha do “Mérito ABMES da Educação Superior” é inspirada nas cores e emblemas presentes no Brasão da Instituição, trazendo símbolos de nobreza, inteligência, compromisso e bons serviços prestados. Ostentá-la é “levar consigo uma mensagem de um trabalho vindouro, cheio de frutos e comprometimento”.

Arnaldo Niskier é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1984, tendo sido presidente em dois mandatos. Professor aposentado de História e Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutor em Educação pela UERJ, Professor Emérito da Universidade Cândido Mendes, Doutor Honoris Causa da Unicarioca, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e da Universidade da Amazônia (UNAMA), foi membro do Conselho Federal de Educação, do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Educação, Secretário de Estado do Rio de Janeiro por quatro vezes. Sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, é autor de mais de 100 livros, especialmente sobre educação. Presidente do CIEE/RJ e do Instituto Antares de Cultura, é colaborador com artigos publicados em vários jornais do país.

Izalci Lucas é senador da República e líder do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB) no Senado Federal. Presidente da Comissão Senado do Futuro. Contador, auditor e professor. Foi deputado Federal por três legislaturas, deputado Distrital e secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal por dois mandatos. É membro das Comissões de Educação; Ciência e Tecnologia; Assuntos Econômicos e Assuntos Sociais. Preside a Frente Parlamentar Mista de Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Inovação e a Frente Parlamentar do Congresso Nacional dos Investimentos Estrangeiros para o Brasil. É vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação. Antes de entrar na vida pública, foi líder sindical, época em que criou o cheque-educação, que beneficiou mais de 100 mil estudantes do DF e que, anos depois, inspirou o Programa Universidade para Todos (ProUni). Na Câmara, relatou a Emenda Constitucional nº 85, da Inovação, e presidiu a Comissão que aprovou o Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação.



Maria Helena Guimarães de Castro é presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação. Socióloga e mestre em Ciência Política, foi secretária estadual de Educação de São Paulo, e presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 1995 a 2002, sendo responsável pela reformulação do sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela implantação do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) e do Provão, organização do Sistema de Estatísticas Educacionais e implantação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) no Brasil. Foi secretária executiva do Ministério da Educação e presidente do Comitê Gestor da Base nacional Comum Curricular (BNCC).

Por Manoela Ferrari