Agosto, 2021 - Edição 270

As letras e a música se encontram na Academia de Letras e Música do Brasil

A Academia de Letras e Música do Brasil – Almub, instituição sem fins lucrativos, completará 45 anos de existência em 23 de outubro deste ano. Tem sede em Brasília, DF, e o seu patrono é o fundador da Capital Federal, Juscelino Kubitschek de Oliveira, titular vitalício da cadeira número 1. Seu quadro Acadêmico é composto por 100 (cem) cadeiras, distribuídas para membros titulares, honorários e representantes. Embora conste do regulamento, não temos, no momento, membros honorários.

O principal objetivo da Almub é promover, fomentar e disseminar a Cultura, na esfera das Letras e da Música. E é assim que temos trabalhado no decorrer de todos esses anos, em ambiente de cordialidade e cooperação, aprimorando o exemplo de expressivos nomes, que deixaram seus legados de dedicação, principalmente, os presidentes que nos antecederam, dos quais cultuamos as memórias e hoje fazem parte da recém-criada galeria dos ex-presidentes, a saber: Arlette Pereira da Costa, Newton Rossi, Claudio Santoro, Victor Tannuri, Alfredo Moacyr Uchoa, Jonatra Macedo, Neusa França, Palmerinda Donato, Gustavo Dourado, Vadim Arsky, Plínio Mósca, Nazareth Tunholi, Jaci Toffano, Sebastião Theodoro Gomes e Basilina Pereira.

Consignamos respeito e admiração a tantos outros ilustres acadêmicos que construíram o nosso patrimônio sociocultural e que, sem dúvida, elevaram o ideal da saudosa idealizadora e fundadora do nosso sodalício, Sra. Arlette Pereira da Costa. Continuaremos lutando pela imortalidade dos nossos acadêmicos, fazendo jus e projetando o sustentáculo de sua arte, inspirando sucessivas gerações, pois, como bem disse Cora Coralina, “Não morre aquele que deixou na Terra a melodia de seu cântico na música de seus versos”.

Temos também muito orgulho dos nossos atuais acadêmicos, que sustentam o ideal acadêmico de nossa Academia e são pessoas dotadas de grande talento, haja vista as insígnias e os prêmios que enriquecem seus currículos. As Letras e a Música atuam e interagem em sintonia, de forma a fazer vibrar a poesia nos acordes musicais e evidenciar os tons suaves e próprios da música que emanam da poesia.

Nossas atividades englobam a realização de eventos culturais como: saraus, recitais, concursos literários, eventos de premiação e homenagens a personalidades que se destacam no cenário cultural de Brasília e do Brasil, eventos comemorativos, edição de coletâneas, encontros literários para debates de livros que são lidos, mensalmente, por um grupo de acadêmicos escritores e poetas, além de reuniões ordinárias e extraordinárias para ajustes, avaliação e captação de sugestões para fomento de futuras ações.

Estamos sempre em busca de inovações e adaptações aos novos tempos. Temos nosso site: http://www.almub.com.br, que tem se mantido atualizado, assim como as páginas no Instagram: @almubacademia e no Facebook: @AlmubAcademia, por onde temos realizado nossas reuniões virtuais neste tempo de pandemia.

E no acalentar dos ideais almubianos, promovemos o continuar da existência da nossa Academia, cumprindo o nosso estatuto, o regimento interno, admirando a beleza do nosso hino e, recentemente, a nossa bandeira, um dos nossos símbolos, idealizado desde a fundação da Almub. É dessa forma que queremos ver a Música e as Letras ecoando pelos quatro cantos do Brasil, pois a arte é bálsamo que suaviza a tristeza e semeia alegria.

Por Meireluce Fernandes - Presidente da Academia de Letras e Música do Brasil – Almub e Basilina Pereira - V ice-presidente