Junho, 2021 - Edição 268

CIEE São Paulo na Jovem Pan

Entrevista do superintendente Geral do CIEE São Paulo, Humber to Casagrande, sobre Estágio e Aprendizagem no Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, transmitida em vídeo através do canal oficial da Jovem Pan, no Youtube.



De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a oferta de oportunidades de estágio e aprendizagem cresceu nos primeiros quatro meses de 2021. A movimentação positiva indica uma recuperação no período, embora ainda distante dos números pré-pandemia. Segundo o Superintendente Geral do CIEE-SP, Humberto Casagrande, nos primeiros quatro meses deste ano, houve um crescimento de 25% em relação ao último quadrimestre do ano passado:

“Esse ano começou bem mais animador. Entretanto, se a gente pegar os quatro primeiros meses de 2021 e comparar com 2020, vamos verificar que ainda há uma queda de 2,5%. Crescemos, mas não conseguimos, ainda, voltar ao que era um período antes da pandemia. O país vinha crescendo e a economia estava muito aquecida. Então, esse número que apareceu este ano é significativo na geração de oportunidades.”

Casagrande está otimista em relação ao poder de recuperação do mercado: “Nós estamos muito esperançosos com a vacinação. As empresas – principalmente a pequena e a média – estão sofrendo bastante. Elas precisam de uma ajuda para entrar nesta recuperação. O governo está elaborando um projeto em que ele pagaria metade de uma bolsa aos estudantes estagiários, que gira em torno de seiscentos reais – o que ajudaria tanto os estudantes quanto a pequena e média empresas. Isso será bastante importante para o emprego dos jovens, que hoje é o dobro dos adultos. Essa medida será muito bem-vinda.”

Em relação aos relatos de jovens que ficaram deprimidos com a pandemia, com a falta de perspectivas, tendo os pais preocupados com o desemprego (temos catorze milhões de brasileiros desempregados), o superintendente do CIEE-SP traz esperanças: “O comércio eletrônico está contratando bastante. O setor de saúde também, por razões óbvias.

Na área de enfermagem, temos tido muitos estagiários. Igualmente o agronegócio, uma modalidade nova, vem crescendo bastante.”

Ao ser perguntado sobre uma orientação para os jovens, a resposta está na inovação: “O país hoje tem muitas vagas na área da tecnologia, que ainda não consegue preencher. O brasileiro tem certa aversão de estudar ciências exatas. A maioria prefere Ciências Humanas, evitando se confrontar com a matemática. O conselho que a gente dá é perder o preconceito pela área de exatas.” Eis um bom caminho.