Abril, 2021 - Edição 266

Bibliotecário & paginação

Palavras que se referem a um mesmo assunto: livros; mas apresentam significados diferentes, de acordo com a característica de cada uma. Para os bibliotecários, é preponderante a bibliognosia: conhecimento prático do livro como as edições, o assunto, autor etc. A paginação é o trabalho de colocar as páginas em ordem numérica. Os bibliófilos, pessoas que amam livros raros e as edições recentes, ficam contentes ao receber gentilmente uma obra para catalogá-la nas terminologias de assuntos específicos conforme o gênero, nome do autor etc., e enumerá-las sequencialmente para expor em gôndolas ou em prateleiras.

Muito importante é o local onde os livros serão acomodados; a temperatura deve ser agradável, sem incidência direta dos raios ultravioleta, piso em madeira de lei, paredes em cores discretas, claras, vedadas contra umidade; luminária bem equacionada (evitando cansaço do nervo ótico (retina); mesas em número superior às necessárias e salas de serviço exclusivamente para funcionários credenciados em exercício. A biblioteca com estas modalidades indispensáveis desperta entusiasmo e boas vibrações.

A bibliofilaxia é a arte de conservar os livros, e os responsáveis pela boa conservação evitam que os malvados e petulantes bibliófagos (roedores de papel) se alimentem dos livros. Os bibliopolas (livreiros) compram livros em bom estado de conservação de bibliotecas particulares para revendê-los e, quando encontram quem os queira, vendem os lotes num piscar de olhos. São os denominados “sebos”, sendo que pequena porcentagem deles expõem riquíssimas obras em bancas pré-moldadas em caixas de papelão, apoiadas em cavaletes em ruas ou praças movimentadas.

Tal comércio, embora moderadamente, está em fase de expansão em algumas cidades do interior; os livreiros vendem a preços irrisórios e o leitor que compra quatro volumes paga três. Há escritores que não ambicionam bens em numerário da venda de livros; gostam de escrevê-los e o fazem com afeto. Deixam editadas valorosas obras com excelente criatividade; epopeias fabulosas são doadas para bibliotecas públicas, beneficiando leitores de baixa renda e consulentes universitários; outros presenteiam amigos que valorizam a leitura.

Leitura saciável; ilustra a mente /
Afasta pensamento inconveniente /
Enriquece o vocabulário
literalmente/
Aperfeiçoa o elóquio /
e a apresentação excelente /
Dicção perfeita, bom diálogo
e oratória condizente.

Por José Eduardo Coelho.