Abril, 2020 - Edição 254

Frutos do Concurso Literário Arnaldo Niskier

Escritores da Aprendizagem: assim foi batizada a coletânea das obras finalistas do Concurso Literário Professor Arnaldo Niskier, que reúnem os melhores trabalhos de 2013 a 2018. A obra registra histórias de talentos – 34 escritores em potencial – colhidas ao longo de seis anos da iniciativa literária. Entre contos, crônicas, ensaios e poesias, o que está em pauta é o talento.

Organizado pela Gerência de Aprendizagem e operacionalizado pelas Supervisões Técnica e de Capacitação, o Concurso, cujo nome homenageia o Presidente do Conselho de Administração do CIEE-Rio, já recebeu inscrições de mais de 1800 aprendizes. Ao longo das edições, mais de mil jovens tiveram seus textos avaliados pelo júri, cuja banca é composta por imortais da Academia Brasileira de Letras, em sua maioria. Nos dois primeiros anos do concurso, o tema foi livre.

Em seguida, passaram a ser sugeridos de acordo com o cotidiano dos jovens. Em 2015, o tema central foi “O que é ser jovem em minha cidade?”. Em 2016, a escolha foi “Escritores da Aprendizagem: a Literatura e eu”. Em 2017, com foco no engajamento sociopolítico dos aprendizes, o tema escolhido foi “Que país é esse?”. Em 2018, com o objetivo de ressaltar o protagonismo do jovem frente às dificuldades, o tema central foi “Juventudes: desigualdade e violência”.

No ano passado, integrando as comemorações pelos 55 anos do CIEE-Rio, o tema central do concurso enfatizou a aprendizagem como um todo: não só na escola, no trabalho ou em casa, mas na vida em geral. Inspirado na canção de Gonzaguinha, o tema da edição de 2019 foi “A beleza de ser um eterno aprendiz”. No prefácio, a gerente de Aprendizagem do CIEE-RJ, Luciane Cruz, ressalta a importância de incentivar o desenvolvimento de competências inerentes à escrita literária: “A escrita – e mais propriamente a escrita literária – é um modo de desenvolver a criatividade e a veia estética, bem como um modo de expressão. O jovem precisa de oportunidades.

E o CIEE sempre fará questão de dar vez e voz àqueles que constroem o futuro de nossa sociedade.” Na introdução do livro, o presidente do CIEE-RJ, Arnaldo Niskier, que nomeia o concurso, destaca a importância da iniciativa: “O simples fato de ter um número crescente de participantes confere ao nosso Concurso Literário um grande e notável relevo. Quando se afirma, sem muita contestação, que o índice de leitura no país vive um momento de declínio, em virtude do avanço tecnológico, a iniciativa do CIEE ganha força e deve ser louvada.”

O Editor