Literatura Infantil

Por Anna Maria de Oliveira Rennhack

Férias: leitura e diversão!

Sempre nos deparamos com lindas imagens, postadas nas redes sociais, com incríveis bibliotecas e livrarias pelo mundo. Enquanto livraria, meu voto vai para a Lello, na cidade do Porto, em Portugal, que serviu de inspiração para J. K. Rowlling, autora da série Harry Potter. Quanto à biblioteca, fui surpreendida pela beleza do Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio de Janeiro, que visitei recentemente. Que as imagens nos sirvam de inspiração e motivação para o trabalho com livros e literatura.

Que tal aproveitar as férias e programar uma vista a uma biblioteca ou livraria? A Biblioteca Par-que, no Centro do Rio, é especial, e a livraria Malasartes, no bairro da Gávea, é especializada em literatura infantil!

Nossa seleção de títulos deste mês de férias escolares também está especial. Com a biblioteca como foco, nosso primeiro livro é uma homenagem a essa importante casa do saber e, como as imagens acima, também com a inspiração de além-mar:

Uma Biblioteca é uma Casa onde Cabe Toda a Gente – Mafalda Milhões (abacatte) – Publicada com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal, o livro de Mafalda mostra todas as gentes que entram na biblioteca. Sonhos, fantasia, encantamento, crianças e adultos que se misturam com as muitas histórias. Ali todos são iguais e, com certeza, você também vai se achar!

A Carta do Gildo – Silvana Rando (Brinque-Book) – Catarina mudou de escola e enviou uma cartinha para seus antigos colegas, cheia de novidades. Todos escreveram para ela e receberam resposta, menos o Gildo. Um furo na bolsa do carteiro foi o causador do desencontro. Será que só o Gildo vai ficar sem carta da amiga?

A Macaquinha – Marta Altés (tradução de Gilda de Aquino – Brinque-Book) – Todos vivem dizendo à macaquinha que ela não pode fazer isso ou aquilo porque é muito pequena. Assim, ela não pode participar de aventuras e brincadeiras com o seu bando. Um dia, ela toma uma séria decisão e consegue provar que ela não é tão pequena quanto eles pensam. Ele nem pensou nos riscos... e teve muita sorte!

Leila – Tino Freitas escreveu e Thais Beltrame ilustrou (Abacatte) – Lidar com temas como o assédio a crianças, precisa de delicadeza e cuidado. Através da história, as crianças podem se identificar com situações semelhantes por que estejam passando e aprender a reagir. Essa é a história de Leila, que usou a sua voz para recuperar a liberdade e a felicidade! Um livro incrível, ao mesmo tempo sensível e forte!