O ano começa agora



Dizem que o ano tem início depois do Carnaval e nossa página se apresenta repleta de livros especiais, cuidadosamente editados, sendo possível afirmar que a literatura infantil está vivendo um bom momento, comprovado na qualidade dos textos, na riqueza das ilustrações, no cuidado editorial e nos espaços nas livrarias. Novas editoras surgem e outras ressurgem, retomando o espaço. Ainda rememorando o Carnaval, não podemos esquecer o enorme sucesso da obra Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves (Record), tema da Portela e Meu Destino é Ser Onça, de Alberto Mussa (Civilização Brasileira), enredo da Grande Rio. É a literatura presente na mais importante manifestação cultural do país. Para esta página inicial, encontramos temas bem atuais que vão sensibilizar os jovens leitores e que trazem situações variadas e criativas. E uma notícia muito especial: este ano a nossa página de Literatura Infantil completa 25 anos! Temos muito a comemorar!

Aporofobia – ou pobrefobia (Companhia das Letrinhas) – Você não conhece a palavra, mas conhece o sentimento – Blandina Franco escreveu e José Carlos Lollo ilustrou e inclui o texto do Padre Júlio Lancellotti na quarta-capa, ferrenho defensor das pessoas em situação de rua, pobres e abandonadas. O padre Júlio, com seu trabalho nas ruas da cidade de São Paulo, nos estimula a uma mudança de pensamento e de atitude para com os menos favorecidos. De forma bem objetiva e simples, caminhamos com imagens e frases que nos apresentam o terrível sentimento de repulsa, ou indiferença, contra os pobres. Drogas e violência não traduzem a realidade de muitas pessoas que vivem nas ruas. Que, com leituras como esta, os mais jovens consigam romper as cruéis barreiras do preconceito.

Que Planeta é este? (Pequena Zahar) – A artista portuguesa Eduarda Lima é a autora e ilustradora desta obra exuberante onde a magia das cores nos transporta a diferentes lugares do planeta, lindamente selecionados. Que bom que a luz apagou!

Farol (Overview) – O texto e as ilustrações de Felipe Campos mostram que, às vezes, você pode pensar que a sua luz atrapalha. Não permita que dificuldades a turvem. Com a ajuda e a força dos amigos, a monstrinha Farol consegue avivar a própria luz. Imagens criativas e história bem do jeito que a garotada gosta!



Certidão de Nascimento Poético (Abacatte) – Verso e Rima puxam o cortejo. / Ritmo e desejo para a poesia. – A beleza da edição nos guia ao encontro da poesia, de versos, de rimas e de poetas. André Neve, autor e ilustrador, abre a porta e nos conduz pelo nascimento, vida, morte e renascimento da poesia e reflete os versos de muitos poetas. Vai ser bem divertido encontrá-los.

Rosa Valente (Elo editora) – Cristina Villaça escreveu e Joana Velozo ilustrou – Conheci os originais e adorei esta pequena novela que nos transporta pela crueldade da escravização e a resistência às barbaridades cometidas contra os escravizados. Muita emoção ao vê-lo lindamente editado e ser citada na dedicatória! A autora permite que a dor não seja esquecida, Rosa não sofreu castigos desumanos, mas conheceu-os bem de perto. As camélias e o Quilombo do Leblon ressurgem, e o leitor pode participar, escolhendo o final preferido!

A Casa das Sete Portas (Edição do Autor) – Pedro Gerolimich escreveu e as ilustrações são de Matheus C. Moreira, Gabriel Moreira e Márcia Mendes – Pedro do Livro é um grande batalhador pela leitura e os livros. Criador da biblioteca A Casa Amarela, no subúrbio de Anchieta, no Rio de Janeiro, que proporciona, à garotada local, o convívio com livros, histórias e atividades. Ao conviver com Angelina, sua enteada, descobre a importância do afeto e do aconchego para crianças de famílias que se separam. É a menina quem conta esta história das muitas casas que sempre a recebem com muito amor. Parabéns, Pedro do Livro, Pedro Autor!

Sereno Mundo Azul (Global) – Ler Marina Colasanti é encontrar um mundo mágico, diáfano como suas histórias. As ilustrações de Elizabeth Builes combinam perfeitamente com as fantasias dos contos reunidos neste livro. Deles, o que mais me impressionou foi “Um punhado de terra”, pela generosidade, doação e amor ao próximo. Cada história possui um encanto especial e reafirma a sutileza e especial criatividade da autora.