Paz na Terra!

Autores e ilustradores importantes preenchem a nossa página natalina. Histórias criativas, delicadas, sensíveis que nos transportam para vários lugares e nos permitem conhecer personagens diferentes. Alguns autores, famosos em premiações – como José Saramago. Outros, importantes na sensibilidade com o leitor – como Carpinejar. A especialíssima Ruth Rocha – uma contadeira de histórias de primeira, e o divertido Gregorio Duvivier – que nos faz rir nos programas de TV. Que todos nós possamos olhar a natureza com a delicadeza do traço de Odilon Moraes, a simplicidade de pregadores de madeira e ter flores nos cabelos! Reunidos aqui, com as histórias envolvidas na magia das ilustrações, comemoramos o final de ano com o pedido para que as crianças sejam protegidas das guerras, possam vivenciar o espírito do Natal e ter esperanças por um mundo de paz.

O Primeiro Barco (Companhia das Letrinhas) – A delicadeza do texto de José Saramago se encontra com as ilustrações de Amanda Mijangos e se complementam. A conquista do mar, saga portuguesa, tem início na necessidade por alimentos, na decisão e na coragem, mas é preciso mais do que um homem... Novo livro que se une aos já editados pela Editora dedicados ao público infantil (O Silêncio da Água e Uma Luz Inesperada).

Em Busca do Famoso Peixarinho (Brinque-Book) – Parece que Gregorio Duvivier encontrou uma nova e deliciosa atividade: a literatura infantil. Depois de João Pestana (Companhia das Letrinhas e ilustrações de Laurent Cardon), onde reconta história narrada por sua mãe, o homem das artes cria agora uma história divertida de um menino e seu peixinho com asas que brincam na banheira. As ilustrações são de Johanna Thomé de Souza. Mas, onde será que o peixarinho foi parar? Como recuperá-lo? Criatividade não falta nesta história e a mãe se transforma em heroína para recuperar o fujão.

Levada, Eu? – E outras histórias divertidas (Global) – Ruth Rocha é especialista em histórias divertidas para a garotada. A menina que não era maluquinha e Juju são as protagonistas das histórias divertidas com as atrapalhadas que elas criam. Confesso que ri muito da tentativa de dar banho na gata (quem tem gato sabe). Bruna Assis Brasil encheu de cores as histórias, alegrando ainda mais o livro.



O Menino com Flores no Cabelo (Pequena Zahar – tradução de Julia Bussius) – O inglês Jarvis desenhou e ilustrou esta linda metáfora que permite diferentes interpretações e desperta sentimentos. A amizade é o tema principal desta delicada história que nos encanta e isso fica evidente quando as flores do cabelo do pequeno Davi começam a cair e seu melhor amigo não sai do seu lado.

Médico das Roupas (Bertrand Brasil) – A criatividade e a sensibilidade de Carpinejar já são bem conhecidas pelos seus leitores e admiradores. Com ilustrações de Sandra Lavandeira, este livro de cor vibrante aquece o coração. Juliano é diferente dos meninos de sua idade: não gosta de futebol, não gosta de ficar por horas em jogos eletrônicos e conversas no computador. Solitário e triste, o menino sempre usa as roupas usadas do irmão mais velho, gastas, grandes, feias. Quando descobre a magia da agulha e da linha, Juliano cria um novo mundo e se transforma no cirurgião plástico das roupas! Delícia!

Prendedores (Abacatte) – Eliandro Rocha escreveu e as ilustrações são de Ana Thomas Terra – Encontrei-me em cada página deste delicioso livro, brincando com meus irmãos com os pregadores de roupa da minha mãe. Gostava muito da saia, do colar, mas os brincos eram impossíveis – doíam muito nas orelhas... Simples, de madeira, sem cores, mas muito divertidos no nosso mundo infantil.