Amigos para sempre

Um mundo de cabeça para baixo. Dor, sofrimento, consternação, revolta, guerra. Entre a fumaça das bombas, a reza silenciosa para que tudo passe e que os adultos possam tornar esse mundo melhor para as crianças. As imagens criadas por Banksy na Ucrânia revelam a incoerência e a insensatez da guerra. Os poderosos ao longe, com o poder de vida e morte de seus comandados. Talvez comovida pelas imagens de bombas e sofrimentos, resolvi me refugiar nas histórias e na solidariedade dos amigos. Amigo – palavra que nos envolve em ternura, saudade, abraços e carinho. Podem estar longe, mas estão sempre presentes ao nosso lado, com exemplos de coragem, de criatividade, de perseverança, de amor.

Não consegui reunir todos aqui, mas os que aqui estão homenageados, refletem os muitos que estão sempre comigo. A eles dedico o meu afeto e admiração. Caminhemos juntos, com a realidade, mas sem pessimismo, colocando nas histórias toda a nossa esperança por um mundo melhor. E os que ainda não são amigos, sintam-se convidados! Amigos são para sempre!

Iara sob Suspeita (Escarlate) – Alexandre de Castro Gomes (primo por linhas tortas e curiosas) retorna ao tema dos personagens do folclore em mais uma aventura policial divertida. Neste terceiro livro da série que teve início com Quem Matou o Saci?, seguido por Procura-se o Curupira, o autor traz os seres folclóricos das águas, acompanhados pelas fichas criminais de cada um, criadas por Cris Alhadeff. As histórias são independentes, mas quem ler uma certamente vai ficar curioso para ler as outras. Um carinho especial para Elisa Zanetti, que cuida com carinho das edições.

O Patinho Feio, Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos (Compor) – Mais amigos queridos em uma coleção que rememora contos tradicionais que fizeram parte da nossa infância e do nosso imaginário. Tino Freitas escreveu, Romont Willy ilustrou e Lourdinha Mendes colocou o seu dedo mágico para editar este belo conjunto de livros e, felizmente, contar a história como ela é!

A Festa da Lua (Global) – Ana Maria Machado (ilustrações de Simone Matias), mestra das boas histórias, cria o mundo de Caê, menino que vive descobrindo coisas que os adultos não têm tempo para ver. Ultimamente Caê está encantado com a Lua e suas fases. Ele acaba por motivar os pais nessa observação diária e todos participam de uma festa especial. Vocês também estão convidados!



Meu Nome é Mashala (Saberes e Letras) – Rogério Andrade Barbosa narra uma história real, com cenas de violência e tristeza que bem sabemos ser consequência de colonizações cruéis e desumanas acontecidas na África. Mas, sensibilidade, ternura e amor estão em todas as páginas deste belo livro. Maurício Negro magicamente transforma a tristeza em arte! Lindo!

Tenho Medo do Monstro (Caraminhoca) – Quatro amigos queridos se uniram para a realização deste livro sensível e de denúncia! Sérgio Alves, o editor da Caraminhoca, Paulinho Otero e Anielizabeth cuidaram do genial projeto visual e das ilustrações, e Anna Cláudia Ramos, com sensibilidade e emoção, escreveu uma história de medos e de monstro. Não podemos esquecer, há muitos monstros mais próximos do que se pensa!

Zoo (Global) – Zoo apresenta a genialidade criativa de Guimarães Rosa no seu olhar o mundo. O autor descreve de forma quase poética a sua visão de animais em Zoológicos, visitados em suas viagens pelo mundo. A seleção das frases feita por Luiz Raul Machado encontra em Roger Mello o artista ideal (e genial) que dá vida e cor à obra. “O cachorro vive as sobras da vida humana... O macaco, suas sombras.”

Os Dengos na Moringa de Voinha (BrinqueBook) – Para terminar, e injetar um pouco de esperança e afeto nesses tempos difíceis, fui buscar o cafuné e o chamego neste livro delicioso que traz afeto, ancestralidade, carinho e tradição. Ana Fátima escreveu e Fernanda Rodrigues ilustrou. Quase senti o cheiro do feijão no fogão a lenha, aquecendo o coração. Que Os Dengos na Moringa de Voinha possam se espalhar levando afeto a esse mundo doido!