Criança Feliz

Para comemorar o mês das crianças, selecionamos publicações destinadas aos pequeninos. Livros com características próprias, adequados aos ouvintes e leitores que começam a descobrir a alegria das histórias. Com situações divertidas, propostas de jogos e brincadeiras, surpresas e divertimento, esperamos que despertem o interesse pela leitura e a busca por novas histórias e que esses leitores iniciantes sejam estimulados por pais, cuidadores e professores atentos.
Lembro um depoimento do querido Bartolomeu Campos de Queirós que, vizinho de uma escola em Belo Horizonte, acompanhava da janela a ansiosa espera dos pequenos para entrar e a mesma ansiedade que ele via nos maiores – para sair da escola. Onde será que esse comportamento se transformou? Que possamos conseguir uma escola onde a garotada queira permanecer, e as atividades de leitura possam ser uma aliada para essa mudança.

Bibo na Escola e Bibo no Sítio (Brinque-Book) – Silvana Rando (texto e ilustrações) é especialista em divertir a garotada com suas histórias. O elefante GILDO já conquistou os leitores em seus vários livros. O coelhinho BIBO apresenta inúmeras situações do seu cotidiano, ampliando as experiências dos pequenos leitores e ouvintes. Com certeza, muitos irão se identificar com as atividades. Os livros são cartonados e com cores vibrantes que ajudam a atrair a atenção e facilitam o manuseio.

Olá, Girafa! (LÊ) – Texto e ilustrações de Maurício Veneza. Um patinho curioso observa ao redor, à procura de uma girafa. Afinal, ele nunca viu uma! Será que vai conseguir encontrá-la? Veneza vem se dedicando à produção de obras para a educação infantil. A leveza dos textos e a beleza das ilustrações – com técnica de recortes –, instigam a observação e divertem. Mais um sucesso!



Posso Ficar no Meio? (Companhia das Letrinhas) – Susanne Strasser ilustrou e escreveu e Julia Bussius traduziu. A criança resolve ler um livro e convida os amigos que logo começam a chegar. Aí vem mais um! Mas, esperem... Quem vem lá? Será que todos vão conseguir acompanhar a história? Uma divertida atividade de leitura que pode ser dramatizada com a garotada. Livro cartonado com ilustrações coloridas que atraem pela chegada de cada um ao grupo.

Aqui e Aqui (Companhia das Letrinhas) – Caio Zero (texto e ilustrações). Como pode? Durmo aqui e acordo lá! Será que os extraterrestres me carregam? Será que existe um portal entre as duas casas? Preciso descobrir o que acontece. Mas... estou com tanto sono! Ao desvendar o mistério, o menino descobre que a verdade é encantadora! Uma situação comum para as mães que trabalham e têm que deixar seus filhos aos cuidados de outra pessoa. Lindo livro! Com certeza algumas crianças irão se identificar com a narrativa.

A Panela (Brinque-Book) – Divertimento na certa, que vem se juntar às outras obras da autora: O Jornal, O Lenço, A Garrafa. Simples objetos que se transformam nas mãos mágicas de Patrícia Auerbach. As imagens se sucedem e proporcionam situações criativas e divertidas. Viva uma boa bagunça! Recomendo que coloquem protetores nos ouvidos!

Domingo na Praça (Galerinha – Record) – Dois amigos queridos se reúnem para apresentar uma história divertida e criativa. Leo Cunha escreveu e Marília Pirillo ilustrou. O livro me remeteu à infância. Impossível não pensar na pracinha do bairro (que não existe mais) e nas brincadeiras que realizávamos, todas as manhãs, com os vizinhos. Tudo era muito mais seguro e tranquilo. Subir em árvores, brincar de pique-esconde... e ainda tínhamos a sorte de acompanhar a marcha do batalhão que ensaiava para o desfile de 7 de setembro. Que os pequenos ouvintes e leitores possam contar suas experiências em brincadeiras ao ar livre porque, certamente, muitos irão contar seus domingos... no shopping!