Fantasia Fantasia

A fantasia nos transporta para o mundo mágico onde situações surreais se transformam em viagens criativas que transportam as crianças – e todos nós –, para novas descobertas impossíveis no mundo real. Os contos fantásticos de Gabriel García Marquez, Ransom Riggs e Edgar Allan Poe são exemplos de riqueza de criatividade, imaginação, fantasia. Quando pequenos nos identificávamos com o amigo invisível e acreditávamos em fadas, magos, bruxas e animais que falavam. É esse universo mágico que nos permite dar asas à imaginação e que os autores de literatura infantil apresentam com inúmeras possibilidades. O querido Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012) afirmava que fantasiar é experimentar a liberdade. Selecionamos obras onde a magia, a criatividade, a imaginação são os personagens principais:

Isso Não é um Elefante (Global) – Bartolomeu Campos de Queirós apresenta uma divertida história: Você acha que está vendo um elefante, mas, na verdade, isso não é um elefante... é uma formiga! Como assim? Uma formiga pode se disfarçar de elefante? No mundo mágico tudo pode e Ivan Zigg demonstra isso com suas ilustrações.

Os Reflexos de Henriqueta (Pequena Zahar) – Texto e ilustrações de Marion Kadi e tradução de Dani Gutfreund. Henriqueta não gostava de ir à escola, acho que ela precisava de um leão para conseguir ter um pouco mais de coragem. Agora ela consegue se divertir e conviver com os seus reflexos, com equilíbrio. Quantos de nós, às vezes, não precisamos de um leão?

O Livro Preferido de um Garoto Sabido (Brinque-Book) – Julia Donaldson e Axel Scheffler são conhecidos da garotada pelas histórias do Grúfalo. Julia escreveu e Axel ilustrou essa história divertida, que Gilda de Aquino traduziu. O menino está lendo seu livro preferido. Um livro em que diversos personagens da literatura surgem, também lendo! O que será que eles leem? Muitos livros dentro de um só!



Piscina (Companhia das Letrinhas) – Lindo livro de imagens da artista sul-coreana JiHyeon Lee. O que acontece quando duas crianças tímidas se encontram em uma piscina lotada de gente? Ao mergulharem, descobrem um maravilhoso mundo mágico que une e diverte os personagens. E conclui a autora: A todos que desejam nadar livremente pelo mundo...

De Mentirinha (Salamandra) – Flávia Côrtes demonstra, através da solidão da menina, a fantasia e o pensamento mágico. As ilustrações de Renan Santos retratam a reflexão da autora. Sozinha em seu quarto, ela convive com diversos seres fantásticos: dragão, fada, bruxa... e a mãe, sempre muito ocupada, afirma que é tudo de mentirinha. Na escola, as crianças também acompanham o voo do dragão. É tudo imaginação! Afirma a professora. Que bom que as crianças acreditam e criam, com a imaginação, um mundo mágico repleto de histórias. Ainda bem que existem adultos mais sensíveis!

Picolé de Lua (Companhia das Letrinhas) – Heena Baek também é uma autora sul-coreana de livros ilustrados. Em 2020, recebeu o prêmio sueco ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award); aqui no Brasil, a autora Ligia Bojunga foi premiada em 2004. Picolé de Lua (tradução ARA Cultural) me levou de volta à infância e a Érico Verissimo, que, em As Aventuras do Avião Vermelho (Globo), conta a história do menino Fernando, que leva seus companheiros à Lua, para tomarem sorvetes (setevros – na linguagem lunar). Em Picolé de Lua, em dia de grande calor, a síndica do prédio percebe que a Lua está derretendo... e corre para recolher as gotas que caem do céu, transformando-as em sorvetes iluminados. Mas o que será que vai acontecer com a Lua derretida?

Perguntas Inquietas (Pulo do gato) – Com texto e ilustrações de Beatriz Martín Vidal e tradução de Márcia Leite, o livro se destaca pela beleza da edição. A autora apresenta perguntas direcionadas a várias situações de contos de fadas consagrados (como A bela adormecida, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve...), criando hipóteses desconcertantes e deixando ao leitor a busca, em si mesmo, das respostas.