Marina

Pelas palavras, sempre envoltas em poesia, pelas imagens, pintadas pela imaginação, por Você, que nos apresenta a delicadeza e a força da MULHER. Parabéns! ABL, 21 de julho de 2023

Marina Colasanti recebeu, no dia do aniversário de 126 anos da Academia Brasileira de Letras, o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Saudada pela acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, seu nome passa a integrar a relação de personalidades que receberam o mais antigo e importante prêmio da ABL: Cecília Meireles (1965), Mário Quintana (1980), Fernando Sabino (1999), Ana Maria Machado (2001), Ferreira Gullar (2005), dentre outros.

Marina nasceu em Asmara, na Eritreia, país africano e posteriormente seguiu com a família para a Itália. Chegaram ao Brasil em 1948 e a menina e o irmão Arduíno moraram durante um tempo no casarão do Parque Lage, com a tia-avó, a cantora lírica italiana Gabriella Besanzoni, esposa de Henrique Lage. Marina conta essa história no livro Vozes de Batalha (Tusquets, 2021).

Apesar da importância de sua obra para adultos (destaco Minha Guerra Alheia – Record, 2010, e Hora de Alimentar Serpentes – Global, 2013), a autora dedicou especial atenção aos livros infantis e sempre relata a alegria que sente quando é reconhecida por uma criança que leu um dos seus livros na escola. A autora recebeu sete Prêmios Jabuti (da Câmara Brasileira do Livro – CBL) e vários prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Tenho especial carinho e admiração por essa escritora incrível que nos surpreende com histórias mágicas e cativantes. Nosso relacionamento teve início no Grupo Record e continuou com os cruzamentos da vida. Em 2016, não mais na editora, recebi uma mensagem da Lucia Riff – agente muito especial –, que dizia que Marina tinha escrito um texto especial para mim, que já atuava em nova casa editorial. E assim nasceu Tudo Tem Princípio e Fim, com ilustrações da autora e uma dedicatória especial:
Anna querida, conseguimos mais um livro juntas. E este é ainda mais nosso porque foi feito para você. Com um beijo, Marina

E os encontros continuaram com a autorização para a filmagem do curta-metragem Um espinho de marfim, de Luis Fernando Bruno e Isabella Secchin, com os atores Tonico Pereira e Rachel Rennhack. Conto extraído de Mais de 100 Histórias Maravilhosas, Global, 2015, que reúne os livros:
Uma Ideia Toda Azul, Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento, A Mão na Massa, Entre a Espada e a Rosa, O Homem que Não Parava de Crescer, Um Amor sem Palavras e Longe Como o Meu Querer.



Atualmente, Marina também exerce a importante atividade de avó, se divertindo e compartilhando histórias com o neto Nino!
Selecionei alguns de seus livros infantis para ilustrar toda a beleza e criatividade dos textos:

Tudo Tem Princípio e Fim – texto e ilustrações da autora (Escarlate). Com sensibilidade, Marina observa objetos e situações que seriam comuns, olhando-os com olhos de poeta. Adquirido pela SME/SP; Altamente Recomendável FNLIJ 2018 e aprovado no PNLD/MEC 2020.

Breve História de um Pequeno Amor – Ilustrações de Rebeca Luciani (FTD, 2013). Um ninho descoberto no vão do telhado se transforma em uma linda história. E ela assume a responsabilidade de criar o pequeno filhote de pombo. Dedicação total, atenção, cuidado, tudo bem pensado. Como será que essa história de amor vai continuar? Prêmio Jabuti 2013, livro infantil.

Classificados e Nem Tanto e Mais Classificados e Nem Tanto – Xilogravuras de Rubem Grillo (Galerinha Record) – O primeiro livro (2010) fez um enorme sucesso. Os versinhos inusitados, anunciando situações divertidas logo seduziram a garotada. Tartaruga busca creme contra ruga ou Pombo oferece serviço certeiro de carteiro são exemplos dos textos, que receberam ilustrações perfeitamente integradas. Adquirido pelo FDE/SP e pelo PNBE/MEC, recebeu da editora Record o Prêmio Recordista pelo sucesso de vendas. O segundo (2019), segue o brilho do anterior e traz mais quadrinhos divertidos: Embora eu não queira, o relógio me chama na mesa de cabeceira ou Fantasma aposentado vende barato seu lençol usado. Selo Cátedra Unesco de Leitura – PUC/Rio, 2020.

A Amizade Abana o Rabo – Ilustrações da autora (Imperial Novo Milênio, 2019). Mais uma história onde os animais são os protagonistas. A chegada de uma cadela grávida que busca segurança para ter os filhotes termina com a adoção de duas cadelinhas. Desconfiado, curioso e arredio, um grande cão negro, que mora em uma casa mais abaixo, aos poucos se une a Meiga e Maribel. A história aconteceu de verdade e Marina conta como Milord, nome dado por ela, é o herói de uma grande aventura.