Corações aquecidos

O calor das fogueiras aqueceu os corações que aguardavam novos encontros, comemorações, lançamentos. O simples pretexto de estar junto motivou para a reconquista de afetos e espaços. Roger Mello, com o talento e o carinho de sempre, reuniu amigos na livraria Argumento, no Leblon, para o lançamento de Espinho de Arraia (Global), escrito e ilustrado por ele. A sensibilidade do autor nos faz refletir sobre a fauna e a flora amazônica, que explodem em cores e emoções nas páginas do livro.
Meninos do Mangue (outra obra de Roger Mello, Companhia das Letrinhas) e Capitães da Areia (Jorge Amado, Companhia das Letras) se unem a Espinho de Arraia na saga de meninos e jovens abandonados ou com vidas sofridas que encontram no próprio caminhar soluções e força. A arte predomina na diagramação diferente, na exuberância das ilustrações, nas metáforas e simbologias. Não precisa ir além: é um Roger Mello!

Mais uma comemoração! Celso Sisto, que agora mora na serra, no Rio de Janeiro, desceu do seu pedacinho de paraíso para festejar o aniversário em grande estilo, cercado por amigos queridos de ontem e de hoje.

Para aproveitar essa vibração de alegria e positividade, selecionamos três histórias de superação e autoestima:



A Menina Alta
– Carpinejar escreveu e Sandra Lavandeira
ilustrou (Bertran Brasil)
– Letícia passou por muitas dificuldades na infância
e adolescência por ser muito
alta. Apelidos, piadas e problemas de socialização aumentavam
a tristeza da menina. E ela resolveu
cantar para contar o que a afligia.
Será que deu certo?

Meu Corpo Pode – Texto
de Katie Crenshaw e Ady
Meschke, ilustrações de Li
Liu e tradução de Alexandra
Gurgel (Galerinha Record) –
Um corpo é considerado lindo
não pelo que reflete no espelho, mas pelo que somos capazes de fazer com ele.
Imagens divertidas apresentam uma menina em inúmeras atividades. Ela não se importa com a própria aparência ou com as palavras indelicadas de colegas.
Seu corpo é como é, e ela é feliz!

Mãe, Olha Eu Aqui! – Denise Rochael escreveu e ilustrou (Compor) – Os tempos atuais apresentam uma situação inusitada – os filhos não querem deixar a casa dos pais. Talvez por se sentirem seguros, talvez como consequência da pandemia, talvez pela falta de trabalho... Talvez por medo de andar com as próprias pernas e assumir desafios.

Este foi o meu pensamento com esse livro tão delicado. Enfrentar as dificuldades e o inesperado não é fácil.
Quem sabe não estamos precisando de um empurrãozinho?

E vamos concluir com uma novidade! Gregório Duvivier, escritor, ator, humorista conhecido por sua atuação no Porta dos Fundos, escreveu seu primeiro livro infantil com a lembrança da história que sua mãe contava para ele dormir.

João Pestana – (ilustrado por Laurent Cardon, Companhia das Letrinhas) é um gigante bem pequenininho, oriundo da mitologia portuguesa, que carrega em um saco todos os silêncios do mundo, que vai recolhendo em sua caminhada. Aonde ele quer chegar? Será que vai conseguir?