Para os pequeninos

Já estive em Bolonha, na Itália, várias vezes. Sempre encontrei um encantamento especial na Feira do Livro Infantil e Juvenil (Bologna Children’s Book Fair). A criatividade dos estandes, a qualidade das obras, os encontros e palestras com autores, ilustradores e editores de vários países, a confraternização permanente com pares brasileiros no estande da FNLIJ, a alegria de festejar os prêmios do IBBY –, Bolonha é sempre uma festa. Este ano o evento completou 60 anos.
A cidade também nos proporciona outras atividades correlatas, além da própria Feira: a exposição de ilustradores selecionados e os livros premiados em diferentes categorias oferecem um panorama do que há de melhor em edições primorosas.

Uma visita à Biblioteca Salaborsa, em frente à estátua do Netuno, nos permite conhecer um espaço cuidadosamente planejado, com destaques para os livros infantis. Ali conheci a Biblioteca de Bebês e a frase na porta resume o objetivo do espaço: “Coloque a sua criança nos braços e leia com ela” (tradução livre).

Tudo isso foi revivido por mim em recente lançamento na Livraria da Travessa de Ipanema. O ambiente adaptado ao pequeno leitor é um agradável convite. O pequeno Eduardo acena para o pai e o envolve no encantamento do livro que escolheu. Atenção, parceria e amor!

Nossa página apresenta uma seleção especial de livros com histórias divertidas para leitura com bebês e pequenos leitores.



Contos de Fraldas – Tino Freitas, ilustrações de Talita Hoffmann (Companhia das Letrinhas) – Será que os sapatinhos de cristal ficarão confortáveis na filhinha da Cinderela? Quem será que vai tomar conta do bebê da Branca de Neve? E a Rapunzel, será que encontrará o trono certo? Histórias divertidas baseadas nos contos tradicionais irão proporcionar muitas risadas nos pequenos... e nos adultos também!

Mamãe Está Cansada – Vanessa Barbara escreveu e Laura Trochmann ilustrou (Companhia das Letrinhas) – Por que será que a mamãe está tão cansada? Quanta energia cabe numa criança? Com certeza a mãe dessa história já tem as respostas! É tanta criatividade, estripulias, pinturas, experimentos, danças, batuques... Agora eu entendi o motivo. E você? Mais uma história divertida para alegrar a criançada.



Minúscula – Fran Matsumoto escreveu e ilustrou (Brinque-Book) – A menina, ansiosa, esperava a irmãzinha chegar com muitos planos para brincarem juntas. Mas, ela veio tão pequenininha, tão frágil, tão... minúscula! Mas também é tão fofinha!

Teleco e Teco – Texto e ilustrações de Mauricio Veneza (LÊ) – Teleco, Teco e Tiquinha são amigos. Adoram brincar juntos e jogar bola. Sansão, o grandalhão, vem logo acabar com a brincadeira. Mas aí aparece uma outra amiguinha, bem pequenininha e dá um jeito no valentão. Delícia!

Você Tomou Banho Hoje? – Adalberto Cornavaca escreveu e ilustrou (Gaudí) – O título engana por parecer um daqueles livros de antigamente que tentava ensinar boas maneiras à garotada. Mas é uma história de amigos queridos e com ilustrações deliciosas. Contar essa história aos pequenos será bem divertido. Ah! Em tempo! Será que o sapo tem mesmo chulé? Vejam também Você escovou os dentes hoje? do mesmo autor e com a mesma boa ideia.

De Onde Vêm os Penicos? – Texto e ilustrações de Guido Van Genechten, tradução de Camila Werner (Brinque-Book) – O ratinho esperto não se engana. Ele sabe muito bem de onde vêm os penicos e ensina aos amigos como usá-los. Agora é só experimentar!