Viva o livro! Viva os abraços!

No dia 18 de abril, data em que comemoramos o nascimento de Monteiro Lobato – Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil –, a festa aconteceu na Cátedra Unesco de Leitura, do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – IILER, com a entrega dos selos Cátedra 10, edição 2022.
Afastados pela pandemia, a premiação da Cátedra proporcionou o reencontro com amigos, a troca e o reforço de afetos, a importância do trabalho editorial e, principalmente, o reconhecimento da seleção realizada pela Cátedra na triagem, avaliação, seleção e elaboração de pareceres sobre as obras recebidas (457 livros). A II Jornada de Literatura Infantil e Juvenil, que antecedeu a cerimônia de premiação, temas relacionados ao universo da literatura infantil e juvenil. Na mesa de abertura, o vice-reitor geral da PUC-Rio, Pe. André Luís Araújo e Gilda Carvalho, diretora do IILER.

Denise Ramalho, da Cátedra Unesco de Leitura, fez a mediação da mesa A produção de literatura para crianças e jovens hoje: estamos formando leitores?, que reuniu três setores da produção editorial: o escritor Alexandre Gomes, o ilustrador Guto Lins e a editora da Pingo de Luz, Larissa Kouzmin-Karovaeff.

A mesa seguinte reforçou o caráter interdisciplinar do IILER no debate Para quê falar de Literatura Infantil na Universidade? e contou com a participação dos Departamentos de Letras, Alexandre Montaur y, de Educação, Cristina Carvalho e de Artes, Claudia Bolshaw. A mediação foi de Gilda Carvalho. A cerimônia de premiação encantou a todos que interagiram com os premiados. Várias obras premiadas foram apresentadas aqui na nossa página. Apresento algumas para homenagear a todos que se emocionaram e sorriram com o recebimento dos seus selos.

O que é Preciso pra Ser Rei? – Leo Cunha e Tino Freitas escreveram e Fê ilustrou (Pequena Zahar) – (E o meu nariz de farejar boas histórias logo coçou com a leitura desse texto.). Anna Rennhack comemora com Tino Freitas e Ana Paula Tavares a entrega do selo Cátedra.



Semente de Urso – Texto e ilustrações de Fernando A. Pires (Compor) – Uma semente marrom, gordinha e peludinha – só pode ser –, uma semente de URSO!

A editora Lourdinha Mendes recebe o selo de Luiza Tavares, pesquisadora do Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil – GELIJ.

Amanhã – Texto e imagens de Lúcia Hiratsuka (Pequena Zahar) – A delicadeza do traço de Lúcia nos conduz, suavemente, a três momentos, três gerações, três meninas a caminho da escola. A Lucia Hiratsuka e a editora Ana Paula Tavares recebem o selo.

Guarda-Chuva Amarelo – Autor das ilustrações Ryu Jae-soo; autor da melodia Shin Dong-il; pianista intérprete Han Bong-ye, nascidos na Coreia do Sul (Companhia das Letrinhas) – Livro de imagens que é uma pequena obra-prima. Ao focalizar o código (QR Code) disponível no livro com a câmara do celular, é liberado o acesso às músicas

Olhe pela Janela – escrito e ilustrado por Katerina Gorelik e traduzido por Gilda de Aquino (Brinque-Book). Uma janela (em recorte) é o personagem central. Quer saber mais? Olhe pela janela!