A alegria dos recomeços

Tudo parece diferente! Novas histórias, novos encontros, novas descobertas. Esta deliciosa sensação que nos dá a impressão de que as coisas mudaram. Há mais sorrisos, há mais compreensão, há mais conversas! Isso tudo também se reflete na produção editorial: novos textos, diversidade presente, preconceitos combatidos, novas editoras e novas ideias. Mas, apesar das novidades, os contos clássicos retornam em novas edições bem ao gosto dos jovens, trazendo aventuras, suspense, e ressaltando a importância da amizade.

Um bom recomeço para todos!

A Alegria de um Cachorro com uma Bola na Boca – Bruce Handy e Hyewon Yum (tradução de Alice Sant’Anna – BrinqueBook) – Quando o dia amanhece, quantas oportunidades acontecem. Algumas bem alegres, outras que dão um friozinho na barriga. Como será o primeiro dia de aula? Qual o sabor de sorvete que vou querer? Muitas escolhas... precisamos estar atentos para todas as possibilidades. Alegres ou nem tanto!

Mirela e o Dia Internacional da Mulher – Ana Prestes, ilustrações de Vanja Freitas (Coedição: Editora Lacre e Editora Anita Garibaldi, com financiamento coletivo). O mês de março passou e foram muitas as manifestações para comemorar o dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Mirela recebeu a tarefa na escola e foi pesquisar a origem da homenagem. Com linguagem simples e ilustrações que complementam as informações, o livro apresenta movimentos e lutas que garantiram às mulheres o direito ao voto e o alcance de um lugar preponderante na sociedade.



A Ilha do Tesouro – Robert Louis Stevenson, adaptação de Luiz Antonio Aguiar (Escarlate). Desde o lançamento, em 1883, esse clássico de aventura fascina jovens leitores de todo o mundo. A nova adaptação nos conduz na magia em busca do tesouro perdido do lendário capitão Flint. Como o jovem Jim Hawkins se envolveu nessa aventura? Será que ele vai conseguir enfrentar, com seus amigos, o pirata Long John Silver, que sempre está com o papagaio Billy Jones no ombro?

Doce Surpresa – Texto e ilustrações de Luciana Peralva (Edição da Autora) – O texto da quartacapa, assinado pelo autor e querido amigo Ricardo Benevides, ressalta a importância de como resolver impasses e o tema pode ser transportado para outros dilemas maiores. Para ele, “Doce Surpresa tem gosto de esperança. É para saborear com o coração pronto para a renovação”. E a receita ao final é uma delícia

Doutor Sumiço – O cartunista Caco Galhardo cria uma história muito divertida (Companhia das Letrinhas) sobre o menino Lico e a sua capacidade de dar sumiço em tudo (ou quase tudo) que ele toca. O garoto conclui que deve ser um tipo de super herói – o Doutor Sumiço! E agora? Onde será que tudo foi parar? Ei, deixe o controle da TV aí na mesinha!

O Que É Que Tem na Cabeça? – Vanessa Ratton escreveu e Fê ilustrou (Elo Editora) – A diversidade está presente nesse livro divertido e que faz pensar. A autora apresenta inúmeras possibilidades, demonstrando que não somos iguais, mas as diferenças podem nos completar. As ilustrações incríveis e engraçadas transformam os versos em um jogo visual. Que linda edição! Você já pensou sobre o que guarda na sua cabeça?

Homens Choram – Texto e ilustrações de Joan Turu, tradução Jordi Ribolleda (Galerinha Record) – A proposta do texto já se apresenta na capa, com a palavra NÃO rabiscada por uma mão infantil. O autor do rabisco é o menino Nil, um garotinho muito feliz, mas que está preocupado em se transformar em um HOMEM! Ninguém ensinou a ele o que é ser homem e, olhando ao redor, ele começa a pesquisar as figuras masculinas de seus livros, vizinhos, parentes, na TV. A experiência não é lá muito boa! Quando o menino encontra alguém que o ajuda, tudo muda, e Nil decide ser o homem que escolheu!