Esperança

Vi no jornal da TV que a palavra escolhida no país inteiro em 2022 foi esperança (em 2021, foi vacina e, em 2020, foi luto). É a esperança que nos embala neste início de ano com tantas perspectivas, dúvidas e anseios. Conta uma lenda que as estrelinhas vieram conhecer a Terra e, no momento de retornarem ao céu, uma quis permanecer entre os homens, uma pequenina estrela verde, seu nome... esperança!
Que ela continue entre nós, que traga novas histórias, compreensão e bondade, saúde e vida melhor, com harmonia e amor ao próximo.
Feliz Ano Novo!

Compartilho com vocês a poesia de Roseana Murray:

De espantar a tristeza
Faça uma careta
e mande a tristeza
pra longe, pro outro lado
do mar ou da Lua.
Vá para o meio da rua
e plante bananeira,
faça alguma besteira.
Depois estique os braços,
apanhe a primeira estrela
e procure o melhor amigo
para um longo e apertado abraço.
(p. 45)

Receitas de Olhar – A poesia de Roseana Murray nos sensibiliza ao olhar em volta, perceber detalhes, revelar sentimentos e tudo embalado pela delicadeza da arte de Elvira Vigna. Parece que nos dizem: olhem, aproveitem o dia, descubram a felicidade na singeleza do momento. Linda edição da Abacatte Editorial.

Abc...zônia – O livro colorido veio de longe, de Porto Velho, em mãos de Ninfa Parreiras e recomendado por Glorinha Grangeiro. O subtítulo “Dicionário Zoocultural da Amazônia” (Temática Editora) nos engana como uma obra didática, mas Nair Ferreira Gurgel do Amaral apresenta uma obra poética de amor e de dedicação às suas origens. A autora realiza uma rica pesquisa para a seleção de temas e cria poemas com a diversidade da região amazônica num abecedário original. Destaque para as ilustrações vibrantes de Mikéliton.



Linhas – A artista sul-coreana Suzy Lee (Companhia das Letrinhas) nos conduz com a pontado lápis numa patinação inicialmente solitária, que segue pelas páginas do livro com saltos, piruetas, riscos e rabiscos. A delicadeza do traço e a beleza das ilustrações deste livro de imagens nos conduzem ao encontro de outros personagens, de outras piruetas que nos envolvem em sentimentos e novas histórias. A edição com capa dura valoriza a obra.

Havia um Menino com um Buraco no Dente – Quando li o título, fiquei pensando que seria preciso muita criatividade para imaginar essa história. E confesso, fui surpreendida com uma história genial, divertida, criativa. Parabéns, Lenice Gomes, Tino Freitas e Mariana Massarani pela criatividade e parabéns Lourdinha Mendes (Abacatte) pela edição. Uma ótima história para os consultórios dos dentistas!

Mais de Um – O artista Maurício Veneza (texto e ilustrações) apresenta um livro em que as artes plásticas caminham com a literatura, criando imagens, instigando novas criações, desenvolvendo a observação. De forma lúdica, o autor vai indicando aos pequenos leitores a variedade de ideias que podem ter com o uso de diferentes formas. E ele indaga: O que mais podemos fazer?, e ele mesmo responde, com um desafio: Agora é com você? (Compor).

Papaco e Lilico – A floresta e o circo – Texto de Adailton Medeiros e ilustrações de Bárbara Quintino (Brinque-Book). Uma história que começa com circo, palhaço e trapezista e que apresenta, aos olhos de duas crianças, a descoberta de aspectos pouco explorados do Rio de Janeiro. Elas nos conduzem à Floresta do Camboatá, localizada em Deodoro, na divisa entre zonas Norte e Oeste, pertinho da Baixada Fluminense. É o último lugar de Mata Atlântica de áreas planas do Rio de Janeiro e abriga mais de 200 mil árvores nativas. Se eu fiquei motivada para pesquisar o tema, imaginem esse assunto na sala de aula!