Flores e esperança

A chegada da Primavera nos bafeja um novo tempo, com cores, cantos e esperança. Algumas máscaras persistem nos rostos dos ainda temerosos, mas o tempo de pássaros e borboletas coloridas traz a mensagem de que amanhã será melhor, os medos vão passar e a chuva, que se tornou persistente por esses dias, lava as folhas das árvores, tornando-as mais brilhantes. Da minha janela, vejo um circo com mil lâmpadas piscando! Não conheço mensagem mais alegre! As editoras vão, aos poucos, normalizando suas produções e os livros começam a chegar e invadem o meu coração; fico com dificuldades para a seleção para a nossa página. Parece que todos se agitam e os livros surgem em formas, cores e tamanhos diversos, enchendo os olhos e a alma. E vamos nós, seguindo a vibração da Primavera, acreditando em um mundo melhor!

A Festa da Onça – Wilson Marques escreveu essa divertida história rimada e Kássia Borges ilustrou com colorido intenso (Brinque-BooK) – ao perceber que a Onça inventou uma festa para almoçá-lo, o esperto Coelho convida amigos e amigos de amigos para a falsa comemoração. Sem jeito, a Onça acaba organizando uma festa de verdade, bem alegre, onde todos se divertem, inclusive ela, e o Coelho se salva! Todos juntos somos fortes!

Aninhação – Texto de Luiz Antonio Aguiar e ilustrações de Thais Beltrame (Editora LÊ) – O autor transformou uma situação real em uma história delicada e humana – João conta a história do Seu Rolinha, homem gentil, que parecia entender a linguagem dos pássaros que alimentava diariamente. Ao se aposentar, a sua cadeira no condomínio ficou vazia. Os pássaros sentem a falta do amigo, e João entendeu a mensagem e resolveu assumir essa relação tão delicada. Sensibilidade, gentileza, amizade, beleza! As ilustrações de Thaís Beltrame reforçam os sentimentos da história. Lindo!

Gildo Está Fora do Ritmo – Texto e ilustrações de Silvana Rando (BrinqueBook) – Adoro o Gildo, o elefantinho mais humano das histórias infantis. Por causa de uma noite mal dormida e assustada, Gildo perde a hora da escola e nada dá certo. A cada passo,um tropeço, uma dificuldade e o pior, por causa da ansiedade, ele não consegue entrar no ritmo no ensaio da banda. Com calma, o professor Joel aconselha Gildo a encontrar seu próprio ritmo e tudo termina em música!

Guarda-chuva Amarelo – Autor das ilustrações Ryu Jae-soo; autor da melodia Shin Dong-il; pianista intérprete Han Bong-ye, nascidos na Coreia do Sul (Companhia das Letrinhas) – Livro de imagens que é uma pequena obra-prima. Representa crianças que caminham para a escola em um dia de chuva, com seus guarda-chuvas coloridos. Porém, mais do que isso, outra expressão artística sobressai. Para cada imagem, foi criada uma pequena sinfonia e olhar o livro ouvindo as músicas é delicioso! A obra foi eleita pelo New York Times como um dos melhores livros ilustrados. Ao focalizar o código (QR Code) disponível no livro com a câmara do celular, é liberado o acesso às músicas.



Haicais do chefe – Texto de Alexandre de Castro Gomes e ilustrações de Jean-Claude Alphen (Editora do Brasil) – Diversos coletivos de animais servem de base para a história. O autor aproveita para apresentar diferentes qualidades dos líderes, afinal, ser chefe não é fácil. Respeito, ética, idoneidade, bondade, igualdade de oportunidades... de um jeito bem divertido, os valores surgem para serem respeitados!

O Rei de Amaurotum – Flávia Côrtes retorna à nossa página com uma história de sensibilidade e amor (Editora do Brasil) – Em duas narrativas paralelas, mãe e filho apresentam a sua própria maneira de olhar o mundo e de ver um ao outro. Ele, Lucas, portador do Transtorno do Aspecto Autista (TEA), rei de Amaurotum, o mundo imaginário que criou para morar. Ela, Anabel, a mãe, que vive ansiosa por um olhar do filho e deseja conhecer mais sobre o mundo onde ele vive. Tive o privilégio de ler o original e me emocionei profundamente.

Semente de Urso – Texto e ilustrações de Fernando A. Pires (Compor) – Uma semente marrom, gordinha e peludinha – só pode ser –, uma semente de URSO! Ao plantar a semente esperando que nasçam ursos, o tempo se encarrega de criar outras histórias, outras vidas e (quem sabe?) até um urso pode aparecer!