Descobertas

No dia 2 de setembro, o escritor Godofredo de Oliveira Neto tomou posse na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Na saudação ao novo colega, a acadêmica Ana Maria Machado relembrou as principais atividades acadêmicas e as obras do autor, destacando os romances focados no leitor adulto.
Destaco do querido Godô, companheiro em vários eventos literários, o texto juvenil, Ana e a margem do rio, que apresenta uma atualidade marcante com o que acontece na Amazônia.

Ana e a Margem do Rio – Godofredo de Oliveira Neto (Record, ilustrações de Roger Mello) – Ana ouvia as histórias do povo Nauá contadas pela mãe, mas, na escola dos catequistas na floresta amazônica, a jovem índia – dividida entre o mundo da oralidade, herdado de sua tribo, e a religiosidade –, vê as lembranças e as aventuras fabulosas se transformarem pela influência imposta pelo sistema educacional religioso e invasor. Espero, ansiosa, por uma nova edição!

Para Ser Bernardo – Flávia Côrtes (Editora LÊ) – A autora – ao mesmo tempo em que nos apresenta as dificuldades de um jovem estudante com os desafios e cobranças sobre o futuro –, nos mostra um jovem que dialoga consigo mesmo, tentando encontrar formas de superar a timidez. Na vida real, ele age como se sempre estivesse atuando, escondendo suas limitações. Bernardo acaba encontrando nas aulas de teatro o importante auxílio para superar os seus problemas e, em Shakespeare, um grande aliado



Joãozinho e Maria – Adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho (1932- 2020); (Mazza, ilustrações de Walter Lara) – Parada à frente da vitrine da Livraria da Travessa (Leblon), fiquei encantada com as ilustrações de uma coleção de livros. Com mais atenção, identifiquei o traço do meu querido amigo Walter Lara. Que beleza! A coleção De Lá pra Cá é composta por clássicos da literatura universal, representados por crianças afro-brasileiras: Joãozinho e Maria, Rapunzel e o Quibungo, Cinderela e Chico Rei, O Pequeno Polegar são alguns dos títulos da coleção e, como eu, que logo adquiri o meu exemplar, você vai se apaixonar!

Pequenino na Cidade – Texto e ilustrações de Sidney Smith (Pequena Zahar, tradução de Julia Bussius) – Todos que se emocionaram com o livro Eu Falo como um Rio (Pequena Zahar, texto de Jordan Scott), certamente irão se identificar com as imagens do mesmo ilustrador neste livro delicado, sensível, que nos faz caminhar e acompanhar a busca do menino por paisagens geladas. O que ele busca? E quem o orienta com doces palavras de incentivo? Que delícia de livro!

Se eu Tivesse Asas – Texto e ilustrações de Guilherme Karsten (BrinqueBook) – Guilherme tem um jeito especial para contar histórias para crianças pequenas. Seus textos, aliados às criativas ilustrações, despertam a curiosidade, a descoberta. Ao unir o sonho de voar – que todos temos –, ao aconchego da cama dos pais, o autor relata a segurança e o acolhimento do “ninho”. Com este livro, Guilherme me ajudou a superar um antigo medo: crianças que tentam voar com falsas capas, imitando super- -heróis.

Lá Fora – Texto e ilustrações de André Neves (Companhia das Letrinhas) – Meu pai resumia em uma frase a ideia de governos totalitários: “se fosse bom, não tinha muro.” Foi exatamente o que senti com o livro de André Neves. Como saber, se não vemos? Como descobrir, se não temos acesso? E se descobrirmos, se abandonarmos o proibido, se encontrarmos as diferenças, como reagiremos? A metáfora criada pelo autor sugere a descoberta, um novo olhar, uma nova forma de viver! “Há tanta vida lá fora!” Tantas cores!