Encontros e coragem

Confesso, ainda me sinto medrosa com saídas e encontros. A máscara não sai da bolsa e, na dúvida, sempre é colocada. Aos poucos, devidamente imunizada, a coragem vai retornando e a vida volta ao quase-normal. Shows incríveis iluminaram a minha alma: Marisa Monte, Milton Nascimento e Ney Matogrosso. Não dava para perder! Agora, com a força dos desafios, retomo os encontros literários. Claro que a literatura infantil é o meu foco de sempre, mas receber o abraço do quase sobrinho Rodrigo Alvarez no lançamento do novo livro O candidato (Citadel), foi um carinho especial. O melhor de tudo, no entanto, foi a comemoração do retorno de Celso Sisto, autor e amigo querido, ao Rio de Janeiro após anos vivendo no Rio Grande do Sul. Esse carioca da gema escolheu a serra fluminense para morar e, aconchegado com o carinho dos amigos, lançou seu mais recente título aqui na Cidade Maravilhosa, bem perto de nós!

Africanear! – (Serena) – Celso Sisto é pesquisador e estudioso das histórias africanas. Seus cursos e livros revelam admiração e conhecimento sobre os povos originários da África. Africanear! É mais um exemplo desse amor. O traço e o colorido forte de Maurício Negro refletem a arte africana. Histórias curiosas, com pessoas e animais espertos e que terminam com um conto com tema comum a todos os lugares: como uma mosca incomoda!

Uma Raposa – Um livro de contar (e de suspense) – (Companhia das Letrinhas) – Kate Read (texto e ilustrações), tradução de Ellen Maria Vasconcellos. Adoro livro bonito! Livro que te envolve de primeira, pelas cores, pelo cuidado editorial e, claro, pela história! A intenção até pode ser reforçar a aprendizagem inicial de números e contagem, mas é muito mais do que isso! A própria quantidade desenvolve a história divertida e de final inesperado. Só para adiantar: a raposa continua com fome!



Vai Dar Pé – (Compor) – Guto Lins é conhecido por suas histórias e ilustrações criativas. Em Vai Dar Pé, o autor e ilustrador apresenta os inúmeros sentidos figurados em que a palavra pé aparece. Pé de cabra, pé de alface... Expressões que enriquecem o vocabulário dos pequenos, divertem os maiores e estimulam outras descobertas.

Samira e os Esqueletos – (Brinque-Book) – Camila Kuhn escreveu e ilustrou, e Kristin Lie Garrubo traduziu. Inúmeras pesquisas demonstram que a garotada adora histórias de terror com fantasmas e caveiras. Mas na hora de estudar o corpo humano, Samira leva um baita susto! Todos nós temos um esqueleto dentro de nós! Assustada, a menina passa a ver todos a sua volta como caveirinhas e se afasta até mesmo de seus amigos. Depois de superar o susto, em nova aula, a professora diz que embaixo da pele somos revestidos de músculos! Bem, mas aí é outra história!