Alegria, alegria! Alegria, alegria!

Uma página otimista que apresenta boas notícias e confia na alegria!
Lembramos a comemoração dos 35 anos da Editora Companhia das Letras, fundada em 1986 por Luiz Schwarcz e Lilia Moritz Schwarcz, nos fundos da gráfica Cromocart, que pertencia ao avô de Luiz. Hoje, o Grupo Companhia das Letras reúne 16 selos dedicados aos mais variados segmentos. Para festejar a data, o presente foi enviado a amigos e leitores: a coletânea de poemas, Medida do Silêncio – uma antologia comemorativa – 35 anos. “Contemplativos, introspectivos, nostálgicos, ferozes ou mordazes, os poemas reunidos – publicados pela primeira vez – mostram o poeta observando a si mesmo.” Uma delícia de presente, embalado com delicadeza e afeto.

A notícia prazerosa vem do querido Alexandre Rampazo. Pinóquio – O livro das pequenas verdades (Boitatá) integra a Lista de Honra IBBY 2022. No Brasil, o IBBY (International Board on Books for Young People) é representado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, e a inclusão de Pinóquio é mais um destaque da qualidade das obras brasileiras de literatura infantil e juvenil. Parabéns!

Com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura da cidade do Rio de Janeiro, nossa querida Arlene Costa lança Escadarias (ilustrações de Adilson Dias – Páginas Editora). A poesia no cotidiano do Rio de Janeiro, suas dores e dificuldades, seus sorrisos e alegrias, nas festas, nas danças. Na chuva que tudo leva e lava. Mas, principalmente, na trincheira da biblioteca, no poder do livro e da leitura. Retratos do Rio fora da zona sul.


Escrever é o que faço
Escrever é o que faço quase todos os dias
Converso com meus irmãos sobre os problemas da vida e do país.
Falo de amor de ódio de paz
de sonho e de muitas outras coisas mais
Escrever é ato de magia
É ato de construção
O escrever se completa
quando alguém lê
E interpreta as palavras do poeta

Carlos de Assumpção (p. 35)
Franca, SP
Junho de 2021


Li o original de A Turma do Ferrinho e adorei a história do Rogério Andrade Barbosa. Foi na Globinho que o texto desencantou e virou livro com edição do Lucas de Sena. Aí começa outra história genial: convidada para ilustrar a obra, Marilda Castanha se depara com a emoção das lembranças do pai, ele próprio um menino do ferrinho e logo relembra as cantigas que ele rememorava com os filhos. Um aperto no coração contar sobre o desalmado trabalho infantil, uma alegria quando uma tristeza se transforma em linda história.

Uma história segue o texto e outra história segue as imagens. O Sapulante Viajante, de Edusá (Compor), me lembrou de outra história, Rã, de Maria Paula Bolaños (texto e ilustrações) e tradução do Leo Cunha (Galerinha Record). Ali também as histórias se complementam com texto e ilustrações (e, em ambos, os anfíbios são “estrelas”). Enquanto a mãe fala ao telefone, Ana viaja pelo mundo, seguindo um rápido sapo. Até onde ela irá? Ih!! Onde será que ela deixou a bolsa da mãe?

É Porco? – Jean Claude ilustrou e Alexandre de Castro Gomes escreveu (Globinho) – O que acontece quando dois craques se juntam? Uma história genial, claro! Com a História dos três porquinhos de inspiração, a festa está reservada aos porcos, será? E agora esse intruso vai aproveitar a festa ou encher a pança? Isso você decide!