Literatura Infantil

Por Anna Maria de Oliveira Rennhack

Vida que segue!

Algumas imagens relembram bons acontecimentos de 2017. O Paixão de Ler, evento da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro aconteceu em várias bibliotecas e na Sala de Leitura, na sede da Prefeitura, em encontro mediado por Ninfa Parreiras, com a participação de Luiz Raul Machado, onde Marina Colasanti conversou animadamente sobre o seu processo de criação.

Marina Colasanti recebeu nova homenagem na entrega dos prêmios da Cátedra Unesco de Leitura – Iiler, na Puc do Rio de Janeiro e o livro Quando a primavera chegar (Global) recebeu o selo Hors Concours. (Para conhecer todos os premiados, visite a página http://bllij.catedra.puc-rio.br/index.php/selos/selo-2017/)

As festas passaram, as aulas começaram, já é tempo de recomeçar as leituras e iniciar 2018 com muitos livros.

As aventuras de Gulliver em Lilliput

Adaptação de Leo Cunha, ilustração de Sidney Meireles (Tribos) – Acompanhei cada palavra, cada frase, desde o nascimento desse novo texto do querido Leo. Vibrei com as aventuras de Gulliver e com as mensagens divertidas que o autor me enviava, mergulhado e afogado em inúmeras outras adaptações, buscando originalidade para contar uma história conhecida. Aí, eis que recebo o livro pronto! Lindamente ilustrado e editado pela editora de Passo Fundo. Um clássico que vai divertir a nova geração de crianças.

Duas casas

Maria Helena Bazzo escreveu e Thais Beltrame ilustrou (Editora Passarinho) – Convidada por Renato Coelho, tive o privilégio de escrever o texto de capa desse livro instigante. O texto de Maria Helena nos atrai pela fantasia e nos leva a pensar na importância de olhar o próximo e descobrir seus segredos, notar o que lhe falta, e que, talvez, possamos completar. Lembrei, mais uma vez, de Bartolomeu Campos de Queirós: fantasiar é experimentar a liberdade.

O menino do bolso furado

Texto de Roseana Murray e ilustrações de Elvira Vigna (abacatte). Uma casa na serra, no frio da montanha, a outra na praia, ensolarada. Os dois lugares estão no coração e nos olhares emocionados de pais e filhos. A vida continua e o amor os une. Duas casas, e a vida segue! Texto emocionado da poeta ilustrado com delicadeza pelas mãos da artista que hoje mora com as estrelas. A obra recebeu o Prêmio Cátedra 10 – Selo Distinção 2017.

A última história antes de dormir (... mas qual será o livro?)

Texto e ilustrações de Nicola O’Byrne, tradução de Gilda de Aquino (Brinque-Book) – Mais um título com o Selo Seleção Cátedra 10 – Está na hora de dormir e vários personagens das histórias infantis querem participar da última história antes do sono chegar. Uma divertida brincadeira que se transforma em uma nova história. Mas... será que o sono chegou?