Outubro - 2023 - Edição 296

Desatadora dos Nós (Ed. MM) conta como a autora, a advogada e juíza de Paz Isis Penido, realizou o sonho de construir uma capela para Nossa Senhora em Búzios, na Região dos Lagos.

Em Amazônia na Encruzilhada (Ed. Intrínseca), a jornalista e escritora Míriam Leitão traça um retrato da situação atual da Amazônia.

Com mais de 40 anos de carreira, 130 obras publicadas e 28 milhões de exemplares vendidos, o escritor Pedro Bandeira foi anunciado como a Personalidade Literária da 65ª edição do Prêmio Jabuti.

A Global Editora marcou presença na Bienal do Livro do Rio 2023, com um movimentado estande de 250 m², celebrando os 50 anos de sua fundação.

Ricamente ilustrado pela produção de dez fotógrafos, Pantanal: Origens de um paraíso (Ed. Capivara) é assinado pelos historiadores Maria de Fátima Costa e Pablo Diene.

Rodrigo Bruno apresenta o Museu Nacional e seus objetos históricos (tratando também o incêndio que destruiu parte da instituição, em 2018), no livro Museu Nacional – Casa de muitas histórias (Ed. Quereres), com ilustrações de Bruna Assis Brasil.

Memórias de um Tempo Obscuro (Ed. Contexto), de Ricardo Viveiros, registra a história recente da polarização política no Brasil.

A jornalista e apresentadora Maria Beltrão realizou, na Bienal do Rio, sua primeira sessão de autógrafos do livro lançado durante a pandemia, O Amor Não se Isola (Máquina do Livro).

A Travessia do Deserto – Uma estratégia para a vida (Ed. Kelps), da professora Elina Borges, foi lançada com sucesso na Câmara Municipal de Goiânia.

A Biblioteca Pública doParaná inaugurou a Estante Afro — Maria Águeda. O acervo possui mais de 500 títulos de autores(as) afrodescendentes

Mario Sergio Cortella lançou os livros O Meu Lugar no Nosso Lugar (que aborda a questão da sustentabilidade na cidade) e a edição revista e ampliada de O que é a Pergunta?, com novo projeto gráfico da Cortez Editora.

Num estilo que esbanja empatia, característico de seus livros, a portuguesa Isabela Figueiredo – um dos nomes mais destacados da literatura lusófona contemporânea – faz um estudo da solidão em Um Cão no Meio do Caminho (Todavia).

Em Com os Sapatos Aniquilados, Helena Avança na Neve (Nós), novo thriller feminista de Marcia Tiburi, a autora aborda de forma corajosa temas como estupro e feminicídio, ainda pouco explorados pela ficção brasileira.

A FilhaItaliana (Ed. Arqueiro, com tradução de Nina Schipper) é o primeiro volume da série As Filhas Perdidas, escrita por Soraya Lane.

Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong (Intrínseca), romance de estreia de Hwang Bo-reum, tornou-se best-seller na Coreia do Sul com narrativa reconfortante sobre o poder da literatura, empatia e superação.

Fim: Para onde vão os finais felizes (Ed. Academia), de Gabie Fernandes, com ilustrações do artista catarinense Nestor Jr, é composto por várias histórias curtas, leves e bem-humoradas que tratam do poder libertador do fim de um relacionamento.

A Arte dos Mundos Negros (Ed. Bazar dos Tempos), de Anne Lafont, traça um panorama sobre as imagens da cultura material do chamado Atlântico Negro, possibilitando reflexões sobre a arte africana.

Andrew Morton, escritor que incomodou a família real britânica com biografia de Lady Di, em 1992, adotou tom conciliador em A Rainha (Ed. Bestseller, 2023), livro sobre Elizabeth II, morta há quase um ano.

O projeto Biblioteca Mauricio de Sousa doou para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) mais de 19 mil itens que serão distribuído na forma de kits com acervos sobre a Turma da Mônica para 82 bibliotecas de 70 cidades no estado paulista.

Imaginável (Ed. Rocco), da designer de jogos e escritora Jane McGonigal, ensina a criar estratégias que ajudam a recuperar a autoconfiança e estimulam a criatividade.

Sexo (Ed. Via Verita), novo livro de Marco Casanova, conta a história de sete amigas de meia-idade que se reúnem para contar suas experiências íntimas.

Combinando neurociência com uma narrativa ágil, o jornalista David Robson lançou O Lado Bom das Expectativas, traduzido por Renato Marques para a Editora Vestígio

A exposição Dos Brasis – Arte e pensamento negro, com curadoria geral de Igor Simões, ficará aberta à visitação até o dia 28 de janeiro, no Sesc Belenzinho, em São Paulo.

Escrito antes de o autor se tornar um romancista cultuado, Um Otimista na América: 1959-1960(Companhia das Letras), de Ítalo Calvino, traz notas de uma viagem aos EUA entre os anos 1950 e 1960.

Organizado em forma de guia, O Cérebro das Pessoas Felizes (Ed. Rocco), do espanhol Ferran Cases, com consultoria da neurocientista Sara Teller, narra as descobertas do autor para entender suas crises de ansiedade.

Ao longo de 77 textos, o historiador Luiz Antônio Simas compartilha táticas contra o desencanto em Crônicas Exusíacas & Estilhaços Pelintras (Civilização Brasileira).

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) terá presença confirmada de Natalia Timerman para a sua 21ª edição, marcada entre 22 e 26 de novembro. A autora foi uma das mais lidas nos últimos anos, com a publicação de Copo Vazio (Todavia).

O Anuário Abrelivros 2023 anunciou que 206 milhões de livros didáticos foram distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2022.

O livro Diários em Mar Aberto, do escritor e professor universitário Leonardo Tonus, publicado no Brasil em 2021 pela Folhas de Relva Edições, compõe a lista “Melhores livros de editoras independentes de 2023 da região Baviera”, em relação promovida pelo governo local.